5 dicas para ajudar a sua loja a vender mais carros, usando antigos clientes

Você não precisa gastar todo seu tempo correndo atrás de leads e gastando milhares de reais em propaganda. Você pode utilizar contatos que já confiam no seu trabalho para vender ainda mais veículos.

Saber como atender aos leads gerados por meio das nossas campanhas de marketing, especialmente através das campanhas de marketing digital, é fundamental. Atender de forma rápida e eficiente é uma estratégia ótima e necessária para aumentarmos nossas vendas, porém existe uma outra fonte de realização de novas vendas que é pouco explorada. É a utilização dos clientes que você já conquistou.

Pensando nisso, vamos abordar algumas técnicas que sua revenda de veículo pode utilizar para gerar ainda mais vendas:

Mantenha contato com todos os seus clientes

É muito importante você manter contato com seus clientes regularmente. Não é só porque você fez a venda que precisa desaparecer. Demonstre que você realmente está preocupado com a experiência e as necessidades do cliente. Isso o ajudará a lembrar de você na próxima vez que procurar um carro.  

Um simples e-mail a cada dois ou três meses pode resolver esse problema. É uma coisa simples: você pode automatizar esse processo com a utilização de algum CRM ou serviço de mala direta. 

Oferecer incentivos

Lembre-se sempre de oferecer pequenos incentivos aos seus clientes. Você pode, por exemplo, oferecer um rodízio de pneus a cada seis meses após a compra do veículo ou um checklist com um mecânico nos próximos meses após a compra do veículo.

Isso vai ajudar o seu cliente a lembrar sempre de você. Você pode oferecer desconto para a troca de veículo caso o cliente decida tocar na sua loja. Você ainda pode oferecer pequenos mimos como: calendários, relógios decorativos, chaveiros, porta documentos, etc. (coisas úteis que o cliente vai levar com ele no dia a dia).

Saia do básico que é “o famoso adesivo colado no carro”. Isso pode irritar muita gente. 🙂

Reconheça ocasiões especiais para seus clientes

As pessoas gostam de se sentir especiais. Faça o seu cliente se sentir especial! Envie cartões-mensagens ou faça um telefonema em datas importantes para o seu cliente. Como por exemplo: aniversário, aniversário de compra do veículo. 

Acompanhe-o nas redes sociais. Elas são uma excelente fonte para obter essas informações. Mapeie alguns clientes-chave ou estratégicos. Quando conhecer melhor o seu cliente, adicione-o à sua lista e realize as ações citadas acima. 

Você verá que o cliente será grato a você e se lembrará do seu negócio quando for trocar de carro ou quando for indicar uma loja a um amigo.

Você também pode montar um calendário de datas comemorativas genéricas (com feriados internacionais, nacionais ou feriados comerciais).

Convide para realização de test drive

Convide antigos clientes para a realização de test drive em veículos interessantes na sua revenda. Imagine um cliente que comprou um carro há 2 ou 3 anos recebendo uma ligação e um convite para tomar um café e fazer um test drive no último modelo de veículo que chegou na sua revenda? (Ou talvez em um modelo que seja do interesse daquele cliente?)

É uma excelente forma de se manter conectado ao seu cliente!

Organize um evento de valorização dos clientes 

Realize eventos em sua loja para a valorização do cliente: faça uma festa, um churrasco ou coquetel. Faça uma apresentação sobre algo interessante sobre o mercado automobilístico ou chame um palestrante motivador para uma apresentação. 

Se tudo correr bem, o seu cliente sairá de lá falando bem da sua loja, se tornará um fã da sua marca e, mais do que isso, um defensor da sua marca na comunidade onde ele está presente. 

Talvez, entre uma apresentação ou outra, possa acontecer a venda de veículos que o cliente nem pensava que iria comprar. 

Tente entender o comportamento do seu cliente: pergunte, observe. De quanto em quanto tempo ele costuma trocar de carro? Qual é o tipo de veículo que ele se interessa?

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