5 dicas para minimizar o impacto do coronavírus na sua revenda de veículos

O pandemia do coronavírus chegou como um tsunami no mundo inteiro, e no Brasil não foi diferente. Governos federal, estaduais e municipais aderiram e incentivaram ao isolamento social como medida de proteção nos primeiros dias, e as revendas de veículos, estando fora da lista de serviços essenciais tiveram que fechar suas portas por tempo indeterminado.Essa situação trouxe muita apreensão ao proprietários de revendas, e após conversar com dezenas de empreendedores do segmento decidimos escrever este artigo que agrupa algumas ações e dicas que vem dando certo para enfrentarmos esse momento da melhor maneira possível.

1. Revise o estoque on-line do seu website:
A internet vêm sendo uma grande aliada das revendas de veículos há alguns anos. Muitas lojas atualmente já tem um percentual acima de 20% de suas vendas só com pessoas que vieram pela internet sem conhecer a loja antes ou receber qualquer tipo de indicação.
Neste momento de isolamento social onde todos os colaboradores e clientes estão em casa focar nas vendas on-line certamente é o melhor caminho, ou talvez o único. Por conta disso sugerimos que o time da revenda antes de mais nada invista um tempo para verificar se o estoque da revenda está completo no site da loja e se os anúncios estão com a devida qualidade. Revise as fotos de todos os veículos e duas observações, e se necessário atualize o anúncio, tire novas fotos e por aí vai!

2. Utilize as redes sociais:
Um vez que o seu site estiver 100% atualizado seus vendedores devem focar nas venda online, e aqui vão algumas sugestões do que podem fazer. De nada adianta ter um site bonito com conteúdo atualizado se sua equipe não estiver preparada para receber uma demanda de contatos. Nos estados unidos se fala em retornar para clientes em minutos e não mais em horas, e pasmem ainda vemos no Brasil revendas receberem leds pela internet e retornarem 2 ou 3 dias depois, essas tem mais chance de quebrar! Esse prazo está totalmente fora de um atendimento de excelência. Se for para estabelecer um prazo máximo para contato, nossa sugestão é que seja de 1 hora.

3. Foque a comunicação em aplicativos de mensagens:
As redes sociais são muito focadas para a disseminação de fotos, informações institucionais, etc. Mas os aplicativos de mensagens caíram no gosto da população e hoje são utilizados por todos! Entre eles podemos destacar em primeiro lugar o WhatsApp e depois o Telegram. Essas duas ferramentas têm dominado a utilização no Brasil! Desta forma além de divulgar os seus números deixe sua equipe preparada para responder rápido e talvez até fora do horário normal, pois como falamos no item anterior clientes querem respostas cada vez mais rápidas.

4. Atenda o cliente de forma individualizada:
Faça com que o cliente se sinta especial e que perceba que o atendimento que você está dando tenha algo de diferente. Para isso é necessário que em primeiro lugar você tenha mapeado um processo de atendimento do cliente, com um começo, meio e fim. Imagine um filme que tem um começo ruim, você terá vontade de continuar assistindo? Provavelmente não, e da mesma forma uma venda não pode iniciar de uma forma ruim ou amadora.
Além de ter preparado um processo de atendimento, faça com que ele receba um atendimento individualizado. Se for necessário fazer um vídeo do carro especificamente para um cliente, faça! Pois talvez este cliente quer saber de algum detalhe que outros não quiseram.

5. Mantenha seus colaboradores motivados:
Como foi o seu planejamento em relação aos seus colaboradores que tiveram que ficar em casa nesses últimos dias? Tem gente que está pensando que home office é férias?! As revenda mais preparadas criaram uma lista de atividades para seus colaboradores para que realizassem a partir de casa. Dentro desta atividade, estão desde focar em atender as redes sociais, e-mails, whatsapp, etc., até listar treinamentos para que os colaboradores fizessem em casa. Tudo para fazer o time ficar o máximo possível se movimentando e motivados.

Essas 5 dicas podem ajudar você e seu time a estar mais preparado quando toda essa loucura passar! As revendas que se prepararem melhor certamente sairão na frente quando nossas vidas voltarem ao normal. Desejamos a todas as revendas de veículos do Brasil que tenham lucidez nesse momento e contem com a equipe da Altimus, pois juntos somos mais fortes!

Agradecemos pela leitura e nos vemos numa próxima postagem. Até lá!