5 Dicas sobre como lidar com os colegas de trabalho

5 Dicas sobre como lidar com os colegas de trabalho

Para algumas pessoas pode parecer bobagem falar sobre “dicas para lidar com os colegas”, afinal, teoricamente, é algo tão simples, não é? Não é.

O ambiente de trabalho é um dos lugares que passamos mais tempo de nossas vidas. Ou seja, rodeado de pessoas o tempo todo. Quando é uma área voltada ao comércio, lidar com clientes também não é tarefa das mais fáceis, mesmo tendo inúmeros treinamentos, experiências e informações, lidar com pessoas não é fácil. Não necessariamente porque as pessoas não são fáceis, mas porque, como seres humanos, passamos por dias em que não estamos bem, que acordamos com um pouco de mau humor, e que sair da cama já é quase como passar por um processo de tortura.

Por isso, aqui vai algumas dicas sobre como lidar com os colegas no ambiente de trabalho. Certamente estas informações ajudarão também para suas outras relações.

Respeite o espaço do outro

Nem sempre o seu colega está num bom dia para brincadeiras. Educação e respeito andam juntos. Isso significa que falar um “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite”, talvez seja o suficiente para que o outro se sinta mais confortável em seu ambiente de trabalho e, possivelmente, irá conversar com você sobre o que está acontecendo que o deixou mal.

Cuide do seu espaço

Não deixe sua mesa bagunçada. É normal que ao longo do dia acumulem papeis em sua mesa, afinal, é uma mesa de trabalho. Mas, ao ir embora, guarde-os. Mesmo que você tenha inúmeras pendências para o outro dia, guarde-os e pegue-os novamente no dia seguinte. Isto lhe dará uma boa aparência e higiene em seu local de trabalho, evitando críticas de seus colegas, mantendo o ambiente mais leve e equilibrado.

Seja atencioso

Se você já está há algum tempo na empresa, seja atencioso e prestativo com aqueles que chegaram há pouco tempo. Use do seu conhecimento para ensiná-los e dê todas as melhores dicas para que se saiam bem em suas funções. Certamente, você sempre será lembrado como alguém que ajuda e tem respeito pelo outro.

Se você chegou agora numa empresa, seja atencioso com o que estão lhe passando, questione aquilo que você não entendeu, e procure aprender sobre as regras e objetivos da empresa o mais rápido possível, mostrando seu real interesse em crescer ali. Certamente, você sempre será lembrando como alguém que se esforçou para chegar longe.

Não puxe saco

Não puxe saco daqueles que estão acima de você ou aqueles que você julga que poderá ter algum benefício futuro. Essas pessoas percebem estes comportamentos de longe, e isso, em um dado momento, terá um resultado inverso para você e sua carreira.

Tenha objetivo

Além das metas da empresa, tenha seus próprios objetivos pessoais dentro da empresa. Como, por exemplo: ultrapassar a quantidade de ligações para os clientes, por dia. Seja focado, não se disperse com conversas paralelas. Estes são os comportamentos admirados pelos superiores. E, quando seus colegas perceberem os resultados que você está trazendo para a organização, com certeza lhe terão como um exemplo a ser seguido.

E para finalizar, seja sempre você. Não passe por cima de seus valores porque outra pessoa disse que assim você se dará bem – não ouça conselhos que você sabe que não agregarão para você. Siga as regras de sua empresa, tenha foco. Você perceberá que os resultados chegarão não só para sua empresa, mas para você também. E este é o melhor e mais gratificante desafio que você pode exercer com você e você mesmo.

E você, tem mais alguma sugestão de como trabalhar melhor em equipe?
Compartilhe com a gente nos comentários.

Até a próxima.

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