6 Hábitos para melhorar sua gestão do tempo

6 Hábitos para melhorar sua gestão do tempo

Como conseguir gerenciar bem o tempo para ser mais produtivo durante o dia? É necessário modificar a rotina, criando novos hábitos.

Segundo a especialistas, para fazer efeito, essa reeducação deve durar pelo menos 40 dias, e os sete primeiros são os mais determinantes. Para aproveitar o tempo da melhor forma possível, o empreendedor precisa saber priorizar suas atividades e, mais importante, dimensionar e valorizar cada minuto. Abaixo listamos alguns hábitos que podem ajudar empreendedores a gerenciar melhor o tempo:

1. Comece pela manhã


O mau aproveitamento do dia começa logo pela manhã. Com o hábito de sempre dormir com o smartphone próximo, o empreendedor já é distraído pela tecnologia e internet assim que acorda. Os especialistas recomendam que devemos começar o dia com uma programação definida, pelo menos para o período matutino. “Não aproveitar a manhã gera estresse e frustração, que, por sua vez, prejudicam o resto do dia.”

2. Comece a usar um relógio


A dica não é de estilo, serve para que o empreendedor saiba dimensionar quanto tempo ele leva para cada atividade rotineira. Com ele sempre à mão – ou no pulso, para ser mais preciso –, ele notará como é fácil desperdiçar minutos preciosos com atividades desnecessárias ou procrastinação. O relógio é uma ferramenta essencial para valorizar o tempo que temos.

3. Saiba priorizar e classificar suas atividades


Ao pensar em tudo que precisa fazer em um dia, o empreendedor tem de priorizar suas atividades pela importância de cada uma e levar em consideração o tempo que leva para realizá-las. Isso otimizará o dia, encaixando suas obrigações corretamente em períodos em que ele tem mais ou menos energia. Leve sempre em consideração as metas que você estabelecer para o dia.
 

4. Coloque tudo no papel


Comece a listar as tarefas por escrito. Pensar em fazer algo, apenas, muitas vezes não ajuda na realização. O empreendedor deve se acostumar a escrever tudo que quer realizar – seja no papel ou eletronicamente. “Mas não adianta anotar e depois se esquecer”. “Elas precisam estar acessíveis o tempo todo.”
 

5. Não abuse da tecnologia


Estabeleça limites e horários para utilizar aplicativos no celular e na internet. Hoje em dia é possível encontrar, inclusive, aplicativos que ajudam a cronometrar o tempo gasto com essas distrações. E determine a duração desses períodos em relação ao que você terá que realizar no dia.

6. Faça um balanço


No decorrer dos dias da reeducação, anote as mudanças de hábito que funcionaram e quais não. Faça um balanço de atividades que poderiam gastar menos tempo e outras as quais você poderia se dedicar mais, e coloque em prática nos dias seguintes.

Agora que você já tem essas super dicas é só colocar em prática. Se já pratica alguma delas, nos conte como é aqui nos comentários.


Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *