A importância de um blog para o meu negócio

Um blog é um site onde são publicados conteúdos correlacionados com o seu negócio. Nele, podemos inserir textos, áudios, imagens e, até mesmo, vídeos. As publicações feitas em um blog são chamadas de posts e são eles que irão ajudar o seu negócio a ser mais reconhecido e, consequentemente, encontrado nos motores de busca, como Google, Yahoo e Bing.

Ao decorrer deste post, você vai entender que o blog é uma estratégia extremamente importante para a sua revenda de veículos, podendo aumentar consideravelmente o seu retorno com o marketing digital.

E se você está pensando que um blog vai lhe custar caminhões de dinheiro, está enganado. Um blog não vai exigir muito investimento para você iniciar a estratégia e começar a colher os primeiros resultados.

Mas afinal, o que é um blog?

O blog nada mais é do que uma espécie de site que você irá concentrar diversos conteúdos para o seu público. Esses conteúdos podem ser em forma de texto, imagem, áudio ou vídeo.

Em revendas de carros, utilizamos o blog dentro do nosso site principal, como uma aba ali no menu. Normalmente, o link para acessar essa aba é “suaempresa.com.br/blog“. E é nesse link que o seu público irá se informar mais a respeito de assuntos ligados ao universo de carros, por exemplo.

E acredite se quiser, a magia do blog começa a partir desse momento. Afinal, o seu público vai esclarecer dúvidas, se informar mais e, como consequência, a sua empresa vai ganhando autoridade na área e a credibilidade de um possível cliente. 

A importância do blog na minha estratégia

O blog é uma ferramenta incrível e fascinante. Ele é capaz de aumentar a sua autoridade, você é encontrado mais facilmente nos buscadores e lógico, você consegue aumentar a captura de leads e também as vendas. Quer algo melhor do que isso?!

Uma pesquisa da Content Trends de 2016 diz que 61,7% das empresas no Brasil publicam posts em seus blogs. Além disso, as empresas que utilizam dessa estratégia aumentaram em 3,7 vezes o número de visitas do site quando comparadas àquelas que não possuem um blog.

E se você ainda não está certo que essa estratégia para a sua revenda será positiva, listamos os três principais motivos para você mudar de ideia:

  1. Baixo investimento para alto retorno

Tá sem muito dinheiro para iniciar o seu blog? Então relaxa! Um blog não exige grandes investimento para você começar.

Nós temos hoje no mercado diversas plataformas gratuitas e de fácil compreensão para que você mesmo consiga tirar do papel o seu blog. A mais famosa de todas é, sem dúvida alguma, o WordPress. Inclusive, é ela que utilizamos aqui na Altimus.

  1. Aumente a sua autoridade e visibilidade

A forma mais utilizada no marketing digital para você se posicionar como autoridade é a produção de conteúdo de valor.

Quando você escreve sobre o seu mercado, produto ou então o seu serviço, você acaba mostrando que possui conhecimento de causa. E sabe o que isso gera? Simplesmente mais autoridade para a sua revenda. E sabe o que mais autoridade gera? Vendas!

Se você conseguiu construir bons conteúdos, se a sua audiência está comentando e, consequentemente, você está tendo um bom número de acessos, com certeza o seu público vai te ver como quem entende do assunto.

Além de tudo isso, quando você cria um blog, é importante entender que você terá que divulgá-lo para que as pessoas vejam todo esse conteúdo incrível que está sendo publicado. 

Para aumentar a visibilidade, você pode utilizar de anúncios no Google Ads ou Facebook Ads, email marketing, um bom ranqueamento no Google, publicações nas Redes Sociais, entre outras formas.

Lembre-se sempre que quanto mais o seu post for visto, mais pessoas vão reconhecer a sua revenda como autoridade na região.

E sabe o mais legal? Se o seu trabalho de SEO for realmente bem feito, quando mais publicações você faz, mais possibilidades do seu público te encontrar nas buscas do Google. Já imaginou ter diversas pessoas acessando seu conteúdo sem ter que pagar nada por isso?

Mas esse negócio de SEO é assunto para um próximo post!

  1. Aumente as suas vendas e gere mais relacionamento

O blog da sua revenda também pode ajudar você a fechar mais vendas.

Às vezes o seu possível cliente está em dúvida de comprar contigo ou com outra empresa, mas ele busca a sua revenda no Google, encontra o seu site, entra no seu blog, reconhece que você domina o assunto, ganha confiança e prefere comprar de você do que do concorrente.

Tá vendo como o processo é simples? E com certeza você já fez um processo bem parecido para comprar outros produtos ou serviços, não é mesmo?!

É importante frisar que, enquanto o seu público acompanha os conteúdos do seu blog, você estará presente na vida deles. E isso faz com que ele tenha uma lembrança da sua marca muito superior a outras. Quando alguém ou até mesmo ele queira comprar um veículo, adivinha quem será lembrado? Isso mesmo, você!

Como posso aumentar os meus leads?

O blog tem um papel muito significativo na geração de leads. Através de alguns recursos você consegue potencializar a sua captação muito facilmente.

Vamos listar aqui as quatro formas que geralmente dão mais certo. Entenda que você não precisa utilizar todas as maneiras possíveis de uma só vez. Faça os devidos testes e compreenda o que te gera mais resultado e menos distração para o seu público, afinal, querendo ou não, o foco do blog ainda é a sua publicação.

  1. Assinatura de newsletter: a forma mais comum das empresas gerarem leads é criando uma newsletter. Então, se quiser utilizar essa estratégia, crie um campo de assinatura para o leitor deixar seu email para receber as próximas publicações. Normalmente, esse campo é colocado no topo, sidebar, rodapé do blog ou no meio do conteúdo. A escolha é totalmente sua, mas vale o teste para ver qual gera melhores resultados.
  1. Formulários: você pode inserir um formulário dentro da publicação. É como se você estivesse colocando os campos da landing page para dentro do texto. Se você pensar bem, é menos um passo que o seu leitor precisa dar para virar um lead, afinal, ele vai preencher tudo sem sair da página que ele já estava.
  1. Links internos: se você já criou as suas landing pages para capturar os seus leads, utilize de alguns links na sua publicação para que o leitor clique e seja direcionado para a página de captura.
  1. Pop-ups: sabe aquelas caixinhas que surgem do nada para que você coloque o seu email? Os pop-ups são bem significativos quando o assunto é resultado. Você pode criar um quando o leitor estiver saindo da sua página, ou então depois de um determinado tempo de permanência no blog.

O que devo esperar com todo esse conteúdo sendo publicado?

Utilizar o blog na sua estratégia de marketing digital tem um potencial gigantesco de gerar resultados incríveis para a sua revenda. Mas é importante ter paciência e consistência.

Quando utilizamos de inbound marketing ou marketing de conteúdo, os resultados devem ser esperados a médio e longo prazo. Isso quer dizer esperar, no mínimo, seis meses para colher resultados mais expressivos.

Ah! E vale sempre lembrar que quantidade não quer dizer qualidade. E quando falamos de blog, a qualidade é muito mais importante que a quantidade. Muitas empresas focam em produzir conteúdos em massa, mas não se preocupam com o que e como estão publicando, o que pode, até mesmo, prejudicar toda sua estratégia.

Seja consistente, tenha uma linha editorial muito bem definida e, com certeza, você vai gerar mais autoridade, relacionamento, leads e vendas para a sua revenda.