A arte de saber negociar, você domina?

O segredo de uma negociação de sucesso está baseado na criação de relacionamentos que sejam capazes de atender aos interesses de todos os envolvidos. Por isso, confira as  dicas que separamos para você e aprenda a dominar a arte das negociações.

Qual o conceito de negociação?

Eis uma verdade a ser encarada: as pessoas estão negociando o tempo inteiro, até mesmo na rotina pessoal ou quando não existe um ponto de convergência.

Por exemplo, ao chegar na padaria e pagar por seus pães, a pessoa recebe o produto pelo dinheiro que deu em troca. Isso é uma negociação em que os dois lados se satisfazem, o que nem sempre acontece quando os pais fazem acordos com seus filhos sobre a hora de dormir, não é mesmo?

Na padaria, o preço do pão está exposto, e, se alguém decide comprá-lo, está de acordo com ele. Nas vendas de veículos, uma parte está disposta a vender e a outra a comprar, o que caracteriza o interesse em comum, mas, enquanto uma quer alcançar o melhor lucro a outra quer adquirir pela menor despesa possível. Vejamos abaixo algumas coisas que você precisa saber para se dar bem na sua venda.
 

Interesse:

O seu interesse não pode ser o foco da negociação, mas influencia nas suas ações e argumentações. São as necessidades, desejos e motivações do seu cliente que devem vir como prioridade, como receber o veículo em determinado prazo, por exemplo;
 

Relacionamento:

A possibilidade de criar ou manter uma conexão com seu cliente é um elemento que altera suas ações, afinal de contas, ela pode gerar novos negócios, indicações, etc;
 

Alternativas:

Ter ou não um “plano B” também afeta seu andamento e a forma como as partes encaram a negociação.
 

Opções:

São as contrapartidas que um vendedor pode oferecer para seu cliente. Se elas forem boas, as chances de sucesso aumentam;
 

Comprometimento:

Pode ser definido como o acordo, oferta ou promessa para a definição da proposta final. Por isso, não fale o que não pode/vai fazer.
 

Comunicação:

Considerando os milhares de canais de interação atuais, é possível negociar por telefone, presencialmente, nas redes sociais, etc. O formato escolhido então, trará novos desafios e particularidades para que as mensagens trocadas sejam compreendidas da forma correta.

Entendendo esses elementos e sabendo identificá-los nas negociações, é possível melhorar os resultados e ações realizadas.

Conte você nos comentários, consegue dominar suas vendas?

Até a próxima.