Associativismo para revendas de veículos, como isso funciona?

Vamos ter sucesso JUNTOS?

“Juntos”… que palavra forte, intensa, transformadora!
Você já ouviu falar que “Sozinho ninguém alcança nada”, não é mesmo!?
E quanto a “A união faz a força” ou ainda “Unidos venceremos”?
Essas são as premissas do associativismo.

O associativismo consiste na união de pessoas ou organizações que buscam superar desafios e dificuldades, fortalecer relações e gerar soluções a fim de alcançar metas comuns a todos. Dessa forma, as associações promovem a melhoria individual e coletiva, gerando benefícios ou fornecendo serviços para os associados.

Maravilhoso, não é!?
Mas… como o associativismo pode me ajudar?

Pense bem. Vários indivíduos ou organizações reunidas por um bem comum só tem benefícios a oferecer! Os integrantes podem trabalhar em conjunto para redução de custos, afinal, quantos mais interessados melhor a possibilidade de negociação. Além disso, a comunicação torna-se facilitada visto que o compartilhamento de informações importantes é de interesse de todos, bem como a troca de experiências. A associação também pode buscar melhores condições de preço e prazo através da consolidação de parcerias estratégicas com fornecedores ou negociação mais vantajosa devido ao número maior de interessados lutando juntos.

O associativismo também proporciona maior senso de direção com estratégias mais eficientes direcionadas ao coletivo, porém beneficiando a todos individualmente. É importante também frisar o desenvolvimento constante dos profissionais associados, pois as associações costumam disponibilizar conteúdos, eventos, cursos e treinamentos com o propósito de desenvolver os profissionais envolvidos. E claro, talvez o benefício mais reconhecido e necessário é a luta por direitos, pois por muitas vezes as pessoas não sabem que estão pagando algum imposto de forma equivocada, sendo lesadas e arcando com altos prejuízos causados por isso.

São tantas vantagens, não é mesmo?

Mas mesmo com tantas vantagens, porque o número de adesões ainda é tão baixo em algumas associações?

Conversamos recentemente com o Presidente da ASSOVESC (Associação dos Revendedores de Veículos de Santa Catarina) e proprietário da Bóca Mafra Automóveis, Neto Mafra, sobre o associativismo para revendas de veículos. Veja aqui.

A ASSOVESC está a 30 anos lutando pelos seus associados, pela expansão e desenvolvimento do segmento. Veja só o tamanho da força da associação… em meio a pandemia do Coronavírus, a ASSOVESC conseguiu que o segmento fosse um dos primeiros a reabrir, devido a grande importância que é o setor automobilístico ao mercado. Outra grande vitória recente da associação é o ganho de causa referente a cobrança equivocada de impostos da categoria, situação que foi vencida com sucesso!

Há causas constantes que a ASSOVESC luta diariamente. Porém, para fazer ainda mais pelo segmento, é necessário que mais empresas se unam a essa causa. Mais revendas associadas pensando num mesmo objetivo traz ainda mais benefícios. Quanto mais união, mais força.

Pois bem! Alguém ainda tem alguma dúvida sobre o quão vantajoso uma associação pode ser ao seu negócio? Há muitos caminhos a seguir, as associações são uma forma de direcionar, de promover um ganho social amplo e completo. Unir interesses em busca de objetivos comuns possibilita alcançar metas e planos almejados, desenvolvendo a economia e o bem-estar social dos participantes e da sociedade.