Como cuidar do seu carro durante a pandemia do Coronavírus?

Como já diria Arnaldo Cezar Coelho: “a regra é clara”. Em época de Coronavírus já sabemos de uma das principais recomendações para saúde de todos: FICAR EM CASA. Mas todos temos nossas compromissos. Enquanto o vírus segue circulando, nós temos de continuar cumprindo nossas obrigações e nos deslocando ao trabalho, mercado ou médico.

Dessa maneira é preciso muito cuidado com a limpeza do seu veículo. Da mesma forma que o isolamento social é recomendado na rua, mantendo-se distância das outras pessoas a fim de evitar a disseminação do vírus, no carro a orientação é a mesma, evitando dar e pegar caronas. E da mesma forma que você se higieniza para manter o vírus longe, seu carro merece a mesma atenção e dedicação.

Para limpar as peças

Para manter sua nave desinfectada, é recomendado limpar as peças do veículo todas as vezes em que for entrar nele. E aqui uma dica valiosa: utilizar uma mistura úmida de detergente neutro e água ou álcool 70% líquido. O álcool gel 70% que usamos para desinfectar as mãos não é indicado para os carros, uma vez que ele pode ressecar e danificar as peças.

Com os produtos certos em mãos e um bom pano seco e limpo, limpe cuidadosamente o volante, painel, setas e alavancas, central multimídia, maçanetas internas, alavanca de câmbio bem como toda superfície plástica. Mas atenção! Você precisa tomar muito cuidado com a central multimídia! Assim como nas demais peças, os produtos de limpeza não podem ser utilizados em excesso para não infiltrar em lugares indesejados e afetarem o funcionamento de alguma funcionalidade.

Para limpar os bancos

Os bancos não podem ser esquecidos na hora da limpeza. Portanto, o indicado para a sua higienização é passar um pano umedecido com água e detergente neutro nos bancos do carro. Passe delicadamente com a ajuda de um pano limpo. Cuide para não criar espuma, ela deixa os bancos úmidos por mais tempo, favorecendo dessa forma o desenvolvimento de fungos. Posteriormente, não se esqueça também de finalizar higienizando ainda as suas mãos.

E os bancos de couro?

No caso dos bancos de couro, estes merecem uma atenção especial. A mesma mistura de água e detergente neutro pode ser utilizada por não ser uma substância abrasiva. Com a ajuda de uma esponja macia e de uma escovinha para alcançar os lugares mais difíceis, faça movimentos suaves e circulares para retirar as impurezas que possam estar impregnadas no couro, vindos da tintura da roupa, do suor, da poeira e de alimentos. Conforme for realizando essa limpeza, é indicado que o local seja seco por um pano limpo para remover a solução utilizada.

Para dar aquele “trato” final no banco de couro, eles devem ser devidamente hidratados após a limpeza, mesmo os sintéticos, para evitar que o material rache, desbote e sofra outros danos irreparáveis. Utilize sempre um produto de qualidade, existem diversos nas lojas especializadas, dessa forma, além de hidratar o produto também irá criar uma camada de proteção, evitando novas sujeiras e mantendo o visual impecável por mais tempo.

Aplique o hidratante de couro com uma esponja seca, uniformemente, por todos os bancos. É necessário aguardar alguns minutos, 40 são suficientes, para deixar o produto agir. Após esse período, remova os excessos com o uso de um pano limpo que não solte fiapos.

Outras partes do veículo

Outras limpeza importante a se fazer para favorecer a prevenção é a retirada do famoso “lixinho” do interior do veículo. Se for de tecido, lembre de lavá-lo com uma certa frequência para manter tudo limpinho e higienizado! Sem esquecer ainda da limpeza periódica do filtro do ar condicionado, eliminando os microorganismos que ficam no duto do ar condicionado.

DICA BÔNUS!

Ligue o ar quente em potência máxima por poucos minutos quando chegar em casa, dessa forma você proporciona uma leve “esterilizada”, uma higienizada no sistema do ar.

Infelizmente sabemos que esse vírus continua circulando entre nós. E os cuidados tomados desde o início da pandemia devem ser mantidos. Além de nos cuidar e de cuidar de nossos familiares, também devemos ter cuidado e atenção com a limpeza e manutenção dos nossos carros. O ideal é unir os cuidados básicos essenciais que já conhecemos (desinfectar as mãos com álcool gel, manter o distanciamento social e tantos outros cuidados) à limpeza frequente de seu veículo.

Esperamos que todos estejam e fiquem bem.