Como gerenciar a equipe de vendas da sua revenda de veículos após o isolamento social

Seus vendedores estão ansiosos ou nervosos pelo baixo volume de vendas? Se isso está acontecendo na sua revenda saiba que não é só aí! Conversamos com dezenas de revendas de veículos de todo o país nos últimos dias, e o cenário se repete em todos os lugares. As vendas estão acontecendo, mas em um ritmo muito mais lento, na maioria das revendas não chegando 50% do volume normal, e isso tem gerado muita insegurança para o time de vendas.
Neste post iremos abordar o que estamos vendo no mercado e algumas dicas para que os vendedores de veículos possam trabalhar melhor a sua inteligência emocional neste momento de dificuldade e grandes desafios. Além disso na semana passada, fizemos uma live da Altimus, onde convidamos a psicóloga Cibele Sanches que abordou o tema “Dicas para fortalecer sua inteligência emocional frente aos desafios atuais”, para conferir as dicas basta clicar aqui.

O que o gerente de vendas pode fazer num momento desses?
Em primeiro lugar se você é gerente de vendas, nunca se esqueça que você é um líder! As pessoas necessitam e a maioria quer seguir os passos do líder. Se este líder estiver inseguro, estressado, desestabilizado emocionalmente, certamente irá comprometer os resultados do time. E lembre-se são em momentos de crise, onde os ânimos estão tensos e a situação parece complicada, que o líder coloca a prova uma de suas principais competências: a capacidade de assumir responsabilidades.
É do gerente de vendas, muito mais do que dos vendedores a responsabilidade da conclusão das vendas, mesmo em momentos como esse, onde enfrentamos uma crise global. É claro que temos consciência que as revendas de veículos não irão vender como há 2 ou 3 meses atrás. Mas por outro lado é o momento onde cada lead importa! Cada oportunidade deve ser abraçada de forma única, diferente do que era feito antes da pandemia. Há 2 meses atrás, por exemplo, era comum assistirmos vendedores que não davam tanta atenção a um lead, pois preferiam atender um outro “mais quente”. Agora a quantidade de leads diminuiu, e a atenção deve ser redobrada. Sim o vendedor e gerentes devem estar prontos para “servir mais e melhor” aos clientes neste momento.
Vemos também com muito bons olhos o gerente traçar um cronograma de atividades e reuniões para não deixar os vendedores ociosos. A ociosidade aumenta a ansiedade, o stress e faz a mente viajar, perdendo assim o foco do que é mais importante. A você gerente de vendas sugerimos traçar pelo menos 2 reuniões semanais, uma na segunda-feira de manhã e outro na sexta de manhã, para avaliar as vendas e oportunidades. Mas já pudemos acompanhar gerentes que têm feito reuniões sobre vendas todos os dias de 15 a 20 minutos e têm tido resultados muito acima do esperado. Este contato e alinhamento do time faz com que todos estejam mais entrosados e afinados.

E o vendedor como fica com isso tudo?
A palavra que define o estado de espírito que um vendedor deveria ter neste momento é resiliência. Resiliência significa em termos práticos, ter paciência, flexibilidade, fé, saber que tudo isso irá passar, e acreditar de verdade nisso. Sabemos que não é fácil um vendedor que no passado vendia 7 ou 8 carros por mês, até com certa facilidade, agora estar tendo um esforço sobrenatural para fechar o mês de abril com 2 ou 3 vendas. Esse cenário é triste, delicado e muito desafiador, mas de nada adianta se desesperar, por isso a palavra resiliência cai tão bem neste momento. Você que é vendedor, trate cada lead com amor e carinho, se pergunte “o que eu posso fazer a mais por esse possível cliente”, assim você terá mais chances de fazer bons negócios! Além disso, você pode pegar a lista de todos os clientes que você vendeu nos últimos 2 anos e ligar para todos eles. Tem muita gente trocando um veículo por outro de menor valor, e acredite tem gente também comprando carros mais caros. Talvez você, que é vendedor, não tenha esse hábito de pegar a listagem de clientes que vendeu há temos atrás e fazer um trabalho pró-ativo. Mas esse é o momento de fazer isso, temos certeza que isso irá trazer algumas oportunidades de vendas. Imagine se você vendeu para 200 clientes nos últimos 2 anos, não seria maravilhoso se ao ligar para todos esses, você conseguisse que 20 ou 30 viessem tomar um café na revenda? Então mãos a obra, e mais uma vez, saiba que tudo isso vai passar!

Se você é vendedor ou gerente de vendas, e tem interesse em outros materiais sobre vendas on-line, estratégias, etc. entre em contato com a Altimus pois teremos prazer em lhe enviar alguns materiais ricos sobre isso!

Desejamos muita força, foco e fé aos gerentes e vendedores de lojas de veículos de todo o país, para encarar de frente essa situação. E lembrem-se juntos somos mais fortes.