Como inovar na sua loja de veículos?

Você sabe o que significa a palavra inovação? Já se perguntou como isso pode ser aplicado na sua loja de veículos? Diferente do que muitas pessoas pensam inovação pode ser algo muito menor ou mais simples, embora existam aqueles que ainda pensem que só é inovação algo revolucionário como por exemplo a criação do telefone celular ou de um aplicativo como WhatsApp. Com certeza essas foram grandes invenções, mas nem sempre uma inovação precisa ser uma invenção. Nesse post vamos apresentar alguns conceitos acerca da palavra inovação e dar algumas dicas de como você pode fazer isso na sua loja de veículos. Vem com a gente!

O que é inovar então?
Inovar é propor algo diferente! Você não precisa criar nada grandioso para ser uma inovação, se você mudar alguma atividade, algum procedimento ou algum documento na sua empresa, tudo isso já é inovação. Muitas vezes pequenos ajustes podem trazer também um grande resultado, muitas vezes além do esperado. Então como já dissemos inovação é diferente de invenção, ok? 

O que posso fazer de diferente na minha revenda?
Recentemente fizemos uma live com Rafael Silva, diretor da empresa Isidoro Automóveis, uma das maiores lojas de veículos de SC, e focamos bastante na parte de inovação. Caso queira conferir na íntegra é só clicar aqui.
Além do que foi falado na live, existem muitos pontos que podem ser facilmente aplicados na sua loja de veículos para inovar no seu negócio. Podemos citar por exemplo a inclusão de vídeos dentro do veículo, você já anuncia os veículos com vídeos? Se a resposta for não, essa é uma forma de você inovar, e ainda passar mais informações do seu produto ao consumidor.
Outro item interessante, os vendedores têm um padrão de como apresentar os veículos aos clientes? Se não tem aí já vai uma oportunidade de padronizar de acordo com as melhores práticas. Agora, mesmo que a sua equipe já tenha um padrão de apresentação, a quanto tempo vocês fazem da mesma forma? Será que o que encantava os clientes há 5 anos atrás é igual ao que encanta nos dias atuais? Será que não cabe mudar a forma de apresentar o veículo a um possível cliente? O que poderia ser mudado?
Como funciona o seu pós-vendas? Você tem? Nos dias de hoje é tão difícil conquistar um cliente, o que você faz com este cliente para ele se conectar com a sua marca? Daqui 2 anos quando ele for trocar de carro, ele vai pensar na sua revenda ou vai procurar primeiro em outro lugar? Vale a pena pensar a respeito!

Quem são as pessoas que podem ajudar nesse processo?
Todas as pessoas da sua loja de veículos devem ser envolvidas no processo de inovação. Em muitos momentos isso partirá dos gestores, mas qualquer colaborador pode e deve trazer sugestões de inovações. E aí já vai mais uma dica e uma pergunta: você tem estimulado os colaboradores da revenda a inovar? Tem incentivado eles a pensar diferente e a “sair da caixa”. Aposto que alguns responderão “pra falar a verdade nunca pensei nisso”. Isso é mais comum do que parece, a maioria das pessoas, durante a maioria do tempo só faz o “feijão com arroz”, só faz o que é operacional e gasta muito tempo em trabalhos morosos ou em retrabalho e acaba não deixando nenhum tempo livre para inovação.
É muito importante que você destine algum tempo para inovar dentro da sua empresa, seja para fazer uma reunião de brainstorm ou seja para fazer alguma dinâmica criativa com os seus colaboradores. O importante é ter esse olhar para a inovação e fazer disso uma cultura na sua empresa. No começo você pode se sentir meio perdido ou sem saber por onde começar, mas isso é normal, e lembre-se toda grande caminhada se inicia a partir do primeiro passo.

Esperamos que essas dicas possam ajudar a sua revenda a resgatar ou implementar um DNA de inovação 😉

Agradecemos pela leitura e nos vemos numa próxima postagem. Até lá!