Como manter o foco no ambiente de trabalho

Manter o foco no ambiente de trabalho parece ser uma questão simples, mas abrange muito mais do que imaginamos.

Em todos os lugares, em tudo o que fazemos, ter foco é essencial para executar as ações com mais qualidade ou desenvolver um trabalho com mais eficiência. Mas ter foco está longe de simplesmente ouvir uma explicação. 

O foco deve estar presente em todos os momentos. Trabalhá-lo na revenda de veículos é possível e não é difícil, pois existem técnicas que ajudam a desenvolver ou aprimorar essa característica em uma pessoa. Uma pessoa focada tem mais ânimo para realizar suas atividades, começar algo bem e finalizar com sucesso. 

Foco! Tenha foco!

Leia esse artigo para trabalhar o seu foco, e com isso ter mais produtividade em seu dia a dia e obter mais sucesso em suas vendas!

Artigos que você pode gostar:

Mas afinal, o que é “ter foco”?

O foco nada mais é que a visão clara e nítida de um determinado objetivo.

Por exemplo: A expressão “ter foco” significa ter um objetivo, estabelecer um planejamento, ser organizado e ter persistência para atingir as metas e alcançar o que se pretende.

Muitas pessoas chegam no ambiente de trabalho em alguns dias com muita disposição e em outros, cansados e desanimados. Com o tempo, isso pode se tornar um problema. Pois, quando as atividades passam a ser feitas no modo automático, muitas vezes geram erro e insatisfação.

Na correria do dia-a-dia, essa falta de foco gera uma desorganização que pode interferir inclusive na alimentação, além da produtividade. Tirar de 10 a 15 minutos no dia para respirar, comer algo ou simplesmente descansar a mente ajuda a ter muito mais foco do que se imagina.

Tipos de foco

Existem três tipos de foco: foco interno, foco externo e foco empático.

Foco interno

Diz respeito à capacidade do ser humano em se desconectar do ambiente externo e entrar em contato consigo mesmo. Ele entende e controla seus próprios sentimentos e emoções para entrar em flow, ou seja, manter uma concentração profunda.

Foco externo

Nesse tipo, a pessoa presta atenção ao ambiente ao qual está inserida, nas informações que o mesmo oferece e nas possibilidades que ele disponibiliza. Quando esse foco é acionado, o profissional consegue traçar estratégias assertivas, desenvolver novos projetos e resolver problemas com maior facilidade.

Foco empático

Se refere a atenção que a pessoa dá ao próximo, ou seja, a pré-disposição em ouvir, observar e se relacionar com os outros indivíduos. Uma pessoa com esse tipo de foco é capaz de motivar e potencializar as habilidades e competências dos colegas de trabalho, fazendo com que os mesmos alcancem suas metas e objetivos.

  • A falta de foco pode prejudicar e muito sua imagem e rendimento na revenda e até fora dele. 
  • Quem trabalha com internet sabe o desafio que é manter o foco enquanto milhares de novidades surgem bem logo ali na outra aba do seu navegador. 

5 dicas para aprender a conquistar a habilidade de se concentrar

Pontualidade

O primeiro passo para manter o foco no trabalho é criar o hábito de chegar pontualmente aos compromissos. Dessa forma, o seu dia rende mais e você se torna mais responsável e comprometido.

Prioridades

Analise todas as atividades que você possui no dia e selecione aquelas de maior prioridade para serem feitas primeiro. Isso gera uma melhor gestão de tempo e entrega de resultados.

Concentração

Prestar atenção nas suas atividades rotineiras é essencial para não perder o foco. Muitas vezes com a rotina diária e diferentes demandas, costumamos acionar uma espécie de “piloto automático” que faz com que realizemos nossas tarefas sem a devida atenção, o que pode acabar prejudicando nosso rendimento. Por isso, dedicar atenção ao que está fazendo é fundamental.

Distrações

Para manter o bom rendimento, procure evitar distrações como conversas fora de hora, redes sociais em horário de expediente e ligações pessoais.

Pausas

Nem sempre é fácil manter o foco o tempo todo, isso pode causar desgaste físico e psicológico. Por isso, ao concluir uma demanda, procure tirar uns minutinhos para se distrair, tomar um café e relaxar, mas é bom ficar atento para não extrapolar demais.

Se pretende alcançar sucesso, deve manter estratégias e ter organização para não deixar que o foco saia de suas tarefas.