Como motivar a equipe de vendas? Veja 8 dicas para alcançar resultados para a sua revenda de veículos

Quem tem uma revenda de veículos, sabe que é fundamental manter a sua equipe de vendas motivada. Mas como motivar a equipe de vendas e poder gerar resultados palpáveis?

Artigos que você pode gostar:

Primeiramente precisamos entender o significado dessa palavra e segundo o dicionário Aurélio, a palavra motivação significa ato ou efeito de motivar, de despertar o interesse por algo.

Mas também pode ser entendido como um motivo que leva o indivíduo à ação, o que nos leva a entender que é essencial focar em estratégias que despertem o ânimo de sua equipe em busca de resultados satisfatórios.

Por que é importante motivar a equipe de vendas da sua revenda de veículos?

Porque é um desafio para qualquer revenda de veículos lidar com uma equipe desmotivada e não faz bem para a saúde de seu negócio como um todo.

Além de criar um clima ruim no ambiente de trabalho, a produtividade pode baixar prejudicando os resultados.

Colaboradores desmotivados tendem a procrastinar suas obrigações ficando mais propícios a cometer erros e a falta de motivação pode afetar diretamente a autoestima profissional.

Listamos abaixo dicas de como motivar sua equipe de vendas e gerar grandes resultados.

8 dicas para motivar a sua equipe e alcançar resultados para a sua revenda de veículos

1- Recompense sua equipe de vendas

Uma equipe que recebe um salário justo com certeza atuará mais motivada, mas é preciso que a revenda de veículos gere oportunidades financeiramente atrativas.

A empresa pode criar campanhas motivacionais que mantenham o engajamento de sua equipe de vendas. Diversas revendas adotam estratégias como premiações, viagens, campanhas especiais, além de outras alternativas.

O importante é garantir a motivação da equipe na busca dos ganhos individuais e também para o seu negócio.

2- Atualize a equipe de sua revenda

Estamos atravessando uma revolução digital e métodos ultrapassados podem deixar sua equipe de vendas desmotivada.

É essencial que sua revenda ajude sua equipe de vendas oferecendo cursos que os ajude a atuar com alta performance. As atualizações são necessárias, principalmente no que diz respeito às constantes inovações no campo automotivo.

Existem muitas novidades e diversas novas ferramentas como campanhas online e estratégias de funil de vendas, por exemplo, portanto sua revenda precisa estar preparada para motivar a equipe e ajudá-la a enfrentar todas essas mudanças.

3- Ofereça treinamentos para a sua equipe de vendas

O desenvolvimento de sua equipe de vendas é importante, não somente do ponto de vista profissional, mas também emocional.

treinamento de motivação para equipe de vendas em sala com datashow

Oferecer treinamentos e palestras que promovam a capacitação de seus colaboradores, podem trazer resultados e benefícios relevantes para todos os envolvidos.

Promover aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades pode ajudar sua equipe de vendas a ser mais confiante, além de se sentirem mais valorizados pela empresa.

4- Reuniões e Feedbacks com os seus colaboradores

Reuniões periódicas são importantes para que sua equipe de vendas saiba se estão indo bem ou se necessitam melhorar. Evite reuniões negativas e desmotivadoras.

Elogie o que é merecido e critique de forma construtiva onde é necessário fazer melhorias.

O feedback precisa ser feito da maneira correta. Promova o diálogo aberto e saiba ouvir a sua equipe levando em consideração a opinião de seus colaboradores, pois eles podem contribuir com soluções significativas para sua empresa.

5- Fazer uma boa gestão

Um bom gestor deve focar nas ações que levam aos resultados. Ao invés de cobrar vendas, por exemplo, procure saber quais ações estão sendo feitas para o fechamento do negócio.

É papel do gestor garantir a segurança e o bem estar de sua equipe de vendas, como também criar estratégias eficientes de trabalho e comunicá-las de forma clara, explicando o papel e a importância de cada um dentro do negócio.

A gestão deve ser inspiradora, baseada em exemplos, portanto criar um ambiente saudável de trabalho é fundamental para a construção de relacionamentos confiáveis e respeitosos.

6- Flexibilidade de horário

Cobrar cada passo ou cada ida ao banheiro, por exemplo, pode criar um ambiente de estresse e também desmotivador.

É preciso deixar a sua equipe de vendas confortável e livre para que possam organizar de forma individual as suas rotinas.

Obviamente que a equipe de vendas precisa de processos estruturados, mas permitir que cada vendedor organize sua agenda, pode ser mais estimulante na busca por resultados, que é o que importa no fim das contas.  

7- Estabeleça Metas Palpáveis para o seu negócio

A equipe de vendas precisa saber para qual direção a revenda está indo. Estabelecer metas e objetivos, pode ser crucial para apontar o caminho.

Mas é preciso estabelecer metas que possam ser atingidas. Quando estas são reais todos atuarão para dar o seu melhor.

Quando a equipe de vendas está bem direcionada, o desenvolvimento se torna mais fácil, comunique de forma regular sobre os resultados. As reuniões são excelentes para isso.

8- Comemore cada conquista

Cada resultado para a revenda de veículos é importante, principalmente quando as metas são alcançadas, então é preciso comemorar cada vitória.

Procure visualizar e reconhecer onde haja pequenos avanços, essa ação desenvolve um maior nível de confiança para sua equipe, possibilitando maiores condições para conquistas ainda maiores.

De vez em quando saia com a sua equipe para fora do ambiente de trabalho, isso proporciona uma maior interação profissional e também pessoal. Até mesmo uma mensagem de agradecimento pode ser bastante motivadora.

Por fim, vimos que saber como motivar uma equipe de vendas é essencial para melhorar os resultados da sua revenda de veículos, portanto nunca deixe a motivação do seu time cair.

Se tudo estiver em sintonia, todos trabalhando como equipe e entendendo que são parte fundamental da revenda, juntos ganharão com o sucesso das vendas. Se você gostou do artigo ou conhece outras maneiras de melhorar os resultados do time de vendas, compartilhe conosco nos comentários.

E se quiser nos acompanhar nas redes sociais acesse:

Facebook: @altimusoficial Instagram: @altimusoficial

Youtube: Altimus Youtube Linkedin: Altimus Company