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28 de março de 2019

Como organizar sua rotina de trabalho em uma revenda de veículos

O dia-a-dia de uma revenda de carros, motos, caminhões e barcos é bastante agitada. E para ajudar você e o seu time, vamos dar algumas dicas que podem melhorar a sua rotina e, consequentemente, a sua produtividade. Ficou curioso? Então confira agora mesmo!

Todo mundo sabe que manter uma rotina de trabalho organizada traz diversos benefícios — tanto pessoais, quanto profissionais. No entanto, na correria do dia-a-dia, muitas pessoas acabam deixando o planejamento de lado e procuram realizar suas atividades simplesmente conforme elas vão surgindo. O problema dessa atitude é que você corre o risco de se esquecer de alguma demanda importante pela metade e não retomá-las mais tarde.
 

Descubra como utiliza seu tempo

O primeiro passo é observar a sua rotina para verificar como o seu tempo é gasto. Quando você conhece melhor as suas demandas de trabalho e sabe quanto tempo gasta para cada atividade e seu nível de importância é possível estabelecer uma priorização. Além disso, você deve identificar quais atividades precisam de uma maior atenção e realiza-las quando você está mais concentrado. Vou sabia que é possível medir que horário do dia você está mais ficado? Leia este outro material que você vai aprender um pouco sobre isso 4 dicas para fazer o seu dia render mais.
 

Crie listas

Coloque em uma lista todas as atividades que você precisa fazer no dia. Depois, organize essas atividades por ordem de prioridade e de urgência. Dessa forma você se organiza para não perder prazos e não se esquecer de realizar aquela tarefa importantíssima. Desta forma, você realiza as atividades mais importantes primeiro, enquanto deixa as que são menos importantes e com prazo maior para realizar depois que cuidar das prioridades ou delegar a outra pessoa. Afinal de contas quem nunca ficou meio perdido com tantas tarefas, sem saber por onde começar?
 

Mantenha sua agenda atualizada

Que tal controlar a sua agenda através do celular, notebook ou tablet? A vantagem de utilizar esses recursos tecnológicos é que eles podem disparar um alarme como lembrete para um compromisso ou um aviso para que você não se esqueça de algo. No caso de reuniões, é importante anotar também as durações de cada uma para que você não corra o risco de agendar dois compromissos no mesmo horário. A tecnologia está aí para ajuda-lo, use-a a seu favor!
 

Organize o seu espaço de trabalho

Não adianta muito criar listas de tarefas se você não mantém o seu espaço de trabalho organizado. O tempo que você perderia procurando arquivos, documentos e materiais (como uma simples caneta), também afeta o seu desempenho, não é mesmo? Portanto, para conseguir melhorar ainda mais sua rotina de trabalho, é importante organizar o seu espaço, guardando cada coisa em seu lugar e mantendo à vista somente aqueles itens que você mais utiliza.
Os documentos dos clientes são um exemplo de algo que precisa ficar muito bem-organizado e separado. Se possível, crie uma pasta para cada cliente e guarde as cópias do RG, CNH, comprovante de endereço, entre outros. Organize também todos os documentos relacionados aos carros — como o Documento Único de Transferência e o Licenciamento. Dessa forma, seus arquivos ficam todos organizados por tipo e quando precisar encontrá-los, a localização será bem fácil.
 

Utilize um sistema de gestão

No que diz respeito às informações dos clientes, dos seus negócios, etc., vale ressaltar a importância de um sistema de gestão completo, que te permita organizar estas informações em um só lugar.No *Altimus* é possível realizar o armazenamento digital de diversos documentos, dessa forma você pode transferir pastas físicas para pastas virtuais, facilitando a organização de documento tanto de clientes quando dos veículos de sua loja.

Como vimos, existem mudanças de hábitos bem simples que podem ser adotadas e que trazem mudanças para a sua rotina de trabalho. Seguir um planejamento permite que você conheça todas as suas tarefas pendentes, quanto tempo será necessário para executá-las e quais merecem uma atenção especial. Tudo isso contribui para melhorar sua produtividade na sua loja!

E você, como organiza o seu tempo de trabalho? Conte para a gente e aproveite nosso artigo.
Até breve.

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Sobre a Altimus

A Altimus nasceu da necessidade em facilitar o dia a dia das lojas de veículos. Em 2023 completamos 14 anos oferecendo a melhor solução em sistemas. Já são mais de 1000 lojas de carros, motos, caminhões ou embarcações utilizando o Altimus diariamente. Reconhecemos que o mercado de veículos tem importante papel na sociedade, seja na realização de sonhos ou proporcionando liberdade às pessoas. E a Altimus com paixão e tecnologia, existe para facilitar e potencializar a conexão entre compradores e vendedores.

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