Controle de pendências de veículos traz eficiência para revendas.

Um bom sistema de gestão resguarda as revendas em todas as situações que podem causar atritos ou mesmo atrasar as entregas dos veículos e suas transferências. Com as pendências oriundas das negociações, não pode ser diferente.

As pendências de veículos acabam atrapalhando o dia a dia das revendas e o andamento de negociações devido à falta de organização ao controlar essas pendências. 

Imagine a seguinte situação: você acaba de realizar a venda de um veículo, mas seu cliente não trouxe a procuração assinada do cartório e nem uma cópia do holerite de pagamento. Como ficará o andamento dessa negociação? Ou melhor, foi acordado que seria realizado um reparo solicitado pelo cliente? Como garantir que o veículo será entregue em perfeitas condições?

Com o controle de pendências realizado via sistema você possui o auxílio no gerenciamento de prazos e pendências de cada veículo e consegue verificar com quem está a responsabilidade de resolver essa pendência com o cliente final. Garantindo que a sua equipe de vendas tenha, sem esforços, as informações necessárias para saná-las com agilidade.

Para iniciar o processo, o ideal é realizar um levantamento das pendências mais comuns nas negociações e educar os consultores da revenda para que registrem as pendências que vão surgindo. 

Essa pendência deve ser associada corretamente a um veículo, para que se tenha a informação crucial: qual o item pendente e a qual placa ele pertence. Facilitando assim, que qualquer pessoa da loja que receba algum documento do cliente final em questão, verifique o que está faltando e saiba exatamente o que deverá ser cobrado.

O controle de pendências também pode ser realizado de forma manual, mas requer mais esforço e organização dos envolvidos para perpetuar o processo e não esquecê-lo em uma gaveta.

Porque a revenda de veículos precisa controlar suas pendências?

Uma revenda com controle de pendências em dia é uma revenda “blindada” contra alguns problemas que ocorrem frequentemente. 

É essencial manter de forma organizada as informações do que precisa ser realizado para entregar o veículo ao cliente final, não gerando idas e vindas desnecessárias do cliente à loja.

Imagine a seguinte situação: o consultor de vendas solicita que o cliente vá várias vezes à loja resolver determinadas divergências, entregar documentos que estavam faltando ou assinar algum documento que ficou pra trás. Desconfortável, não é?

Com uma gestão de pendências eficiente, ao finalizar a negociação, o consultor de vendas saberá quais documentos e processos ele precisa solicitar ao cliente. Também saberá quais retornos esse cliente ainda está devendo a ele. 

Dessa forma, é possível agendar uma data única para resolver todas essas pendências, deixando o processo mais controlado, fluído e prático.

Como o Altimus auxilia nesse processo?

O sistema Altimus permite cadastrar as pendências, ou seja, o consultor pode criar as pendências de veículo conforme as necessidades da revenda, de uma forma completamente customizada. 

Então, se o consultor preferir, ele pode manter as pendências de uma forma bem detalhada como, por exemplo: “Falta CPF”, “Falta Comprovante de Residência”. Também é possível utilizar uma referência mais genérica como apenas “Documentos”. 

Lembrando que a generalização, em alguns casos, pode ajudar. Porém, em algumas situações, é interessante detalhar mais os itens necessários, para que os documentos sejam realmente coletados com o cliente final e não haja dúvidas por parte dos consultores de vendas do que deverá ser solicitado aos clientes.

O sistema Altimus também permite a criação de pendências que impossibilitam a venda do veículo. É possível sinalizar essa indisponibilidade na criação do cadastro da pendência. Isso irá gerar um alerta aos consultores de vendas, que o veículo não está disponível para venda devido à uma pendência associada em seu cadastro.

Esse processo evita realizar negociações com veículos que tenham pendências graves a serem resolvidas, gerando mais confiança no processo da revenda.

Com o Altimus, é possível acompanhar o andamento das pendências, os responsáveis por sanar essas pendências e em quais veículos elas estão associadas. 

Controle das pendências dentro do sistema Altimus

As pendências podem ser geradas nas próprias negociações realizadas e também por dentro do cadastro dos veículos. O controle pode ser realizado por meio da tela de consulta de pendências, possibilitando a atualização das pendências e a sua resolução com facilidade. 

Com poucos cliques, um novo processo de controle dos automóveis é gerado, contribuindo para uma gestão mais eficiente da revenda.

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