Por qual motivo você deve ter um controle fiscal na sua loja de veículos?

Emissão de notas fiscais

A emissão de notas fiscais é obrigatória para todas as empresas que vendem produtos ou serviços, para comprovação da legalidade das suas transações comerciais. Vemos a importância de um controle fiscal na loja de veículos na Lei 8846/1994, que diz em seu artigo 1°:

“A emissão de nota fiscal, recibo ou documento equivalente, relativo à venda de mercadorias, prestação de serviços ou operações de alienação de bens móveis, deverá ser efetuada, para efeito da legislação do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, no momento da efetivação da operação.”

Essa obrigação de emissão de nota fiscal se deve ao fato de que ela funciona como um mecanismo de controle por parte de órgãos fiscalizatórios e para o monitoramento de possíveis crimes de sonegação de impostos. A emissão da nota fiscal também certifica que as mercadorias são legalizadas e registradas.

Da mesma forma, temos ainda o registro da Lei 8137/1990, onde há a informação complementar sobre os tributos, conforme se lê no artigo 1°:

  • “Constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e qualquer acessório, mediante as seguintes condutas: 
  • I – omitir informação, ou prestar declaração falsa às autoridades fazendárias;
  • II – fraudar a fiscalização tributária, inserindo elementos inexatos, ou omitindo operação de qualquer natureza, em documento ou livro exigido pela lei fiscal;
  • III – falsificar ou alterar nota fiscal, fatura, duplicata, nota de venda, ou qualquer outro documento relativo à operação tributável;
  • IV – elaborar, distribuir, fornecer, emitir ou utilizar documento que saiba ou deva saber falso ou inexato;
  • V – negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa a venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada, ou fornecê-la em desacordo com a legislação.”

Emissão de nota fiscal na revenda de veículos

A nota fiscal emitida eletronicamente referente à revenda de veículos registra a operação de faturamento, finalização e concretização da venda. Por essa razão, a nota fiscal está relacionada à cobrança de impostos, sendo destacados nas emissões, tais como ICMS, PIS e COFINS.

O fato gerador de um documento fiscal sempre será a realização de uma negociação. Dessa forma, se há um contrato assinado, deverá haver uma nota fiscal concretizando e declarando a parte fiscal dessa operação.

Quando você, revendedor de veículos, compra um veículo com um fornecedor que emite notas fiscais, como, por exemplo uma concessionária, a nota de saída do seu fornecedor será a sua nota de entrada. Ao mesmo tempo em que, quando você realizar a negociação de venda desse veículo, você deverá emitir a sua nota de saída.

Os impostos destacados nas emissões fiscais serão calculados pela contabilidade responsável pelo controle financeiro da loja e posteriormente serão geradas guias de recolhimento desses valores, referentes a essas apurações. Isso permite que a revenda sempre esteja em dia com o Fisco.

Como um sistema pode ajudar no controle fiscal na loja de veículos?

A emissão de notas fiscais por meio eletrônico, conhecido pela abreviação “NF-e”, existe no país desde outubro de 2005 com a aprovação do Ajuste SINIEF 07/05, que instituiu nacionalmente a Nota Fiscal Eletrônica e o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE.

Antes, a emissão das notas era realizada de forma manual, num bloco com carbono, onde todas as informações eram escritas manualmente. Logo depois, vieram os emissores gratuitos, onde também, sempre que era necessário emitir uma nota fiscal, o contribuinte precisava realizar os cálculos de forma manual e demorar alguns minutos para conseguir discriminar todos os dados necessários para validar a nota em questão.

Um processo relativamente lento e detalhista, levando em consideração a atenção e o cuidado necessário na emissão das notas. Tempo esse, que para uma loja de veículos vale como ouro, não podendo ser desperdiçado em processos que hoje são facilitados pela tecnologia.

Um sistema integrado com o estoque e as negociações facilita a emissão das notas e o controle fiscal na loja de veículos. Dessa forma, a loja terá os dados atualizados e não precisará se preocupar com o cálculo dos impostos, se as notas foram emitidas na ordem correta e no armazenamento dessas emissões mensais.

Como o Altimus pode agilizar esse processo de controle fiscal?

No sistema Altimus, nós pré-configuramos todas as CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) e Naturezas de operação com suas bases de impostos. Isso para que, no momento da emissão, a revenda de veículos consiga emitir uma nota fiscal coerente com a operação, sem erros e com poucos cliques.

Hoje, para emitir uma nota de entrada (compra) ou saída (venda), a loja de veículos poupa tempo e agiliza o seu fiscal. Em apenas sessenta segundos é possível realizar a emissão de NF-e, e ainda, baixar a DANFE gerada e enviar tanto o XML quanto a DANFE por e-mail.

A loja consegue realizar a importação de notas pela função de manifestação de notas destinadas, notas que são emitidas contra a sua revenda e manter seu estoque fiscal sempre em dia. Tendo as notas de entrada associadas aos seus veículos.

Com uma gestão eficiente das emissões mensais, a revenda pode enviar em lote suas notas para a sua contabilidade. Pode ainda contar com relatórios, exportações para Excel dos dados consultados e telas de pesquisa, que concentram dados muito importantes para a revenda.

Sempre seguindo a sequência numérica para emissão e de data de movimentação das suas notas de forma automática, minimizando erros de sequenciamento e gerenciamento fiscal.

Descomplique seu fiscal. Em pouco tempo, você consegue economizar tempo e se dedicar ainda mais aos processos de uma revenda de sucesso.

Quer facilidade maior do que essa?

Então agende já a sua demonstração gratuita do nosso sistema através do nosso site e faça a sua revenda crescer sem complicações!

Artigos que você pode gostar:

10 benefícios que um sistema exclusivo para lojas de veículos pode trazer para a sua equipe.

Na sua revenda de automóveis, a gestão financeira é realmente eficiente?