Dicas de como trabalhar a pós-venda de um carro

Quando o assunto é comércio, as relações pós-venda precisam entrar em destaque. Especificamente no caso do setor automotivo, o conceito de Customer Success pode gerar impactos muito positivos. 

Inclusive, o primeiro ponto a ser considerado é a necessidade de criar uma base de clientes fiéis. Isso não se faz sem pensar em estratégias de pós-venda.

Uma pesquisa de 2019 da J.D. Power aponta que 44% dos clientes de concessionárias brasileiras tiveram algum problema com os serviços realizados.

É uma estatística muito alta que pode ser remediada ao ter mais atenção e tendo cuidado para não haver a negligência das relações entre empresa e cliente depois que a primeira venda é completada.

Deste modo, preparamos este texto para mostrar o que é Customer Success, por que é importante manter contato com o cliente e as principais dicas para fazer isso de forma adequada.

O que é Customer Success?

“Sucesso do cliente”, em bom português, denomina uma estratégia criada especialmente para manter clientes ativos por mais tempo.

Desse modo, é possível gerar mais receita e pensar todo o cenário de pós-venda de qualquer empresa, seja uma revenda de carros, uma loja de motos ou de transferência de caminhão de maneira diferenciada e aprofundada.

O conceito gira em torno do valor do produto, serviço ou solução que um negócio vende.

Em outras palavras, o consumidor precisa ter certeza absoluta de que o trabalho da revenda é exatamente o que ele procura para sanar alguma dificuldade ou problema.

Esse já é um critério consolidado das estratégias de marketing digital. No esquema de pós-venda, ele ganha novas características.

Por isso, há algumas funções específicas que um consultor de Customer Success precisa exercer, confira.

1. Integrar produto e cliente

O primeiro passo é entrar em contato com o novo cliente e se mostrar totalmente à disposição.

O tratamento deve ser personalizado, para que as duas partes possam começar a construir uma relação de empatia e confiança desde o primeiro momento.

2. Fazer ligações

O consultor de Customer Success também precisa fazer ligações periódicas para verificar se o carro recém-adquirido está à altura das expectativas do consumidor e atendendo as necessidades, ou se precisa de algum serviço complementar.

A ideia é se esforçar para que o cliente possa tirar o máximo proveito do automóvel que ele acabou de comprar.

3. Fazer upsell e cross-sell

Imagine que uma pessoa solicitou o serviço de despachante florianópolis. É pertinente oferecer uma solução complementar (cross-sell) ou um produto mais avançado (upsell).

Essa é uma estratégia clássica para manter o cliente interagindo com a empresa, pois instiga o interesse e demonstra que existe preocupação real com o bem-estar dele.

Por que é importante manter contato com os clientes?

A partir dos detalhes do conceito de Customer Success, já é possível começar a desenvolver uma visão mais ampla sobre a importância do pós-venda.

Realizar vendas é o grande alicerce das operações de uma revenda de veículos. No entanto, a longo prazo, esse fator sozinho pode não ser o suficiente para suprir todos os custos operacionais do negócio.

À medida que o empreendimento se desenvolve, a complexidade aumenta e vai ser preciso fortalecer outras áreas para manter a rentabilidade alta.

O pós-venda entra em cena como um dos sustentáculos financeiros principais da revenda.

Quando uma empresa do segmento de revendas, de peças e manutenção ou até mesmo de produtos profissionais para salão de beleza atacado investe em atendimento personalizado, a base de clientes passa a vê-la com outros olhos.

O consumidor sente quando a comunicação é personalizada. Ele tende até mesmo a recomendar a marca para amigos e conhecidos.

Isso significa que o atendimento não acaba quando o cliente sai da loja com um automóvel novo ou seminovo.

O acompanhamento deve continuar para garantir que ele está totalmente satisfeito com a compra. O pós-venda serve para isso.

Comprar um carro não é uma compra qualquer. Ela carrega grandes investimentos e planejamentos que, por vezes, se dão por anos a fio.

Portanto, o atendimento precisa estar à altura. Estamos falando de uma compra tão séria e necessária quanto, por exemplo, de trava de segurança para porta residencial.

Dicas para um bom pós-venda

Se você chegou até aqui, já está preparado para conhecer como uma boa estratégia de pós-venda pode ser realizada na prática.

As dicas a seguir giram em torno de dois pontos principais: a imagem da marca e a qualidade do ambiente de trabalho.

A partir desses dois eixos, é possível entender o pós-venda de forma mais completa e ampla.

Prossiga a leitura para compreender que o assunto abordado aqui tem relação direta com:

  • Imagem positiva no mercado;
  • Confiança e segurança dos clientes;
  • Rentabilidade;
  • Redução de custos.

As dicas listadas a seguir vão trazer mais detalhes sobre esses e outros fatores importantes para a qualidade e longevidade das relações comerciais, seja na compra de um carro ou de um climatizador para restaurante. Acompanhe.

1. Aumente a rentabilidade

É preciso equilibrar a balança comercial. A revenda de veículos não pode gastar mais do que ganha na hora de conquistar clientes novos.

A redução do custo de aquisição de clientes tem a ver com a eficácia das estratégias de marketing digital e com a qualidade dos serviços prestados.

Uma revenda mais rentável é aquela que investe em setores estratégicos para se consolidar no mercado.

Então, o gestor tem que conhecer com profundidade o perfil geral dos clientes. As ações de marketing devem ser baseadas nas informações coletadas.

A revenda de automóveis tem um público pré-determinado, assim como em um seguro de automovel curitiba.

No geral, ela depende dos tipos de carros vendidos. Como já dissemos, trata-se de um investimento grande. Portanto, procure atender ao público mais indicado para você.

2. Melhore o posicionamento

O posicionamento da marca tem relação com o nicho de mercado que ela habita e a percepção que os clientes possuem dela.

As empresas que dominam um segmento de mercado oferecem diferenciação para a base de clientes.

Estamos falando de boa prestação de serviços aliada à inovação. Isso porque não basta fabricar e comercializar um detran ba ipva genérico. O ideal é elaborar designs atrativos que sirvam como sinal de diferenciação daquele produto.

Isso garante que cada vez mais pessoas se interessem pelo que está sendo vendido. Assim, a longo prazo, a empresa estabelece um posicionamento de autoridade e boa reputação no mercado.

3. Melhore a imagem da marca

A imagem da marca é um desdobramento do posicionamento, que foi abordado logo acima. Hoje em dia, mais do que nunca, as pessoas confiam nos depoimentos de terceiros para decidir qual empresa contratar.

No caso de uma revenda, esse fator deve ser extremamente considerado. Afinal, uma falha no atendimento ou no carro vendido pode ocasionar perda de clientes.

Por isso, sempre se esforce para construir uma imagem positiva. Isso se faz com trabalho de qualidade e respeito aos clientes.

4. Reduza custos de marketing

Com uma estratégia de pós-venda bem fundamentada, os recursos para converter novos clientes tendem a diminuir.

A revenda sempre vai precisar procurar por novas pessoas. Mas, quando a base de clientes é consolidada, a geração de receita já não vai depender unicamente disso.

Devido a esse novo cenário, os custos de marketing podem ser reduzidos. É mais importante focar nos relacionamentos já estabelecidos.

A empresa não pode dar motivos para que o cliente pare de buscar pelos serviços dela.

Isso inclui saber alocar bem os recursos e cada ação de marketing deve ser bem orientada para evitar prejuízos.

5. Fidelize clientes

Pode-se dizer que a fidelização é o principal objetivo das estratégias de pós-venda. O cliente fidelizado tem a revenda em alta conta.

Ele se sente privilegiado por ter acesso a empresas de qualidade e não vê razões para deixar de se relacionar com elas.

Ele também pode proporcionar publicidade espontânea, elogiando a revenda de veículos para amigos e conhecidos.

Acima de tudo, ele vê a revenda como uma necessidade, assim como como aplicar autonivelante é necessária para uma empresa de pisos.

Por esses motivos, a fidelização se trata de um fator determinante para o sucesso duradouro de qualquer empresa, não só do ramo de revendas de veículos.

6. Cultive a produtividade

A qualidade do atendimento está diretamente relacionada à qualidade do ambiente de trabalho.

Os colaboradores têm que estar inseridos em um local produtivo. O gestor precisa transmitir os valores e os objetivos da empresa para guiar a atuação de cada um.

O clima organizacional também exerce um papel crucial nesse aspecto. Quanto mais sintonizada a equipe estiver, mais certeiras serão as ações de pós-venda.

Ou seja, as relações interpessoais da revenda têm reflexos na qualidade do atendimento.

7. Traga segurança ao cliente

Por fim, destacamos outro ponto central das estratégias de pós-venda: trazer segurança para o cliente.

É imprescindível que ele tenha plena confiança nos serviços que a revenda presta.

Isso se mostra ainda mais fundamental quando ocorrem problemas. É nessa hora que o cliente tira a prova da seriedade e confiabilidade da loja.

Conclusão

Esperamos que a importância e as formas de realizar a pós-venda de um carro tenham ficado claras neste texto.

Lembre-se que o relacionamento entre empresa e cliente é algo cultivado ao longo do tempo e manter o consumidor engajado deve ser um dos focos das equipes de vendas e de marketing para que o sucesso seja progressivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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