Dicas para organizar um feirão de veículos na revenda

O feirão de veículos é uma excelente oportunidade para potencializar o alcance da revenda e fazer um bom networking, além de proporcionar um aumento nas vendas na data do evento.

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Mas organizar um bom feirão de veículos é um processo que merece dedicação e atenção a alguns detalhes. Antes de tudo, para garantir o sucesso do evento, é preciso planejar, organizar, divulgar, acompanhar e por fim, avaliar os resultados.

Para muitas pessoas, esse será o primeiro contato com a sua revenda de veículos. Portanto, é preciso que toda estrutura esteja impecável para o evento, desde a limpeza e organização da revenda em si, quanto à situação dos veículos que farão parte do feirão.

Portanto, crie uma lista de tarefas para que você não esqueça de nada, defina as prioridades, delegue responsabilidades e mãos à obra.

Primeiros passos para organizar o feirão de veículos

Conforme já mencionamos acima, o planejamento do feirão de veículos é uma parte essencial para a organização do evento. Ele pode ser feito utilizando ferramentas como o Trello ou o MindMeister

Essas ferramentas permitem a criação do escopo do evento e a listagem de todas as ações a serem executadas. Dessa forma, fica mais prático acompanhar o que já foi feito e o que ainda está em aberto. 

Um dos pontos a serem avaliados é a localização. Caso o feirão de veículos seja realizado no pátio da revenda, não é necessária nenhuma autorização especial. Desde que não invada algum espaço público como o passeio e a calçada, dificultando o trânsito das pessoas ou dos veículos ao redor do evento.

Como um evento desse tipo envolve transações de alto valor, também é necessário divulgar com antecedência, para que as pessoas possam planejar o seu investimento. Dessa forma, pessoas aguardarão pelo feirão para ter acesso a ofertas exclusivas. 

Mas atenção, não se esqueça que estamos em época de pandemia! É necessário estar atento aos decretos vigentes e sempre seguir os protocolos já bastante conhecidos para combater a propagação do vírus.

Qual a melhor época para fazer o feirão de veículos?

Não existe uma regra quanto às datas para a realização dos feirões. Muitas revendas acabam optando por realizar em dezembro, próximo ao Natal. Primeiramente, por causa dos pagamentos de 13º salário e férias de muitas pessoas. Também porque os ânimos estão aquecidos pelas festas de fim de ano e a busca por presentes está a todo vapor. 

Mas o feirão também pode acontecer mais vezes ao ano. Os meses de junho e julho também são muito utilizados para realização desses eventos. Principalmente, por ser a época com menos chuvas no Brasil e o calor ser mais ameno. Dessa forma, se os veículos estiverem expostos em uma área externa, o calor excessivo não irá atrapalhar. 

Escolha um final de semana para a realização do feirão, assim o público tem mais tempo para visitar o evento. Muitas vezes, a escolha dos veículos é feita com a aprovação de todos familiares (cônjuges e filhos) e o final de semana é ideal para que todos possam fazer a visitação e escolha juntos.

Seu time está preparado? 

Repasse todas informações à equipe que irá atuar no feirão. 

  • Quem deve estar presente no dia; 
  • Qual a instrução quanto à roupa do evento: uniforme, camisa social ou camiseta personalizada;
  • Quais são as ofertas;
  • Repasse com a equipe todas as informações gerais do evento.

Acima de tudo, é fundamental que todos estejam informados e preparados para o dia do feirão.

Prepare ofertas exclusivas

O diferencial do feirão de veículos devem ser as oportunidades. Então o preço do veículo à venda neste dia deve ser diferente do preço normal do dia-a-dia da loja. Da mesma forma que, ao finalizar o evento, o preço do veículo deve voltar ao valor anterior. Dessa forma, o evento não perderá credibilidade em uma segunda edição.

É preciso gerar ofertas de valor para o consumidor. Seja por meio de uma oferta especial, um financiamento diferenciado, por taxas imperdíveis ou brindes extras, por exemplo. Dessa forma, é mais possível que as pessoas retornem para uma segunda edição.

Divulgue seu evento

Quanto mais pessoas souberem do evento, melhor! Monte uma estratégia para informar seus clientes e as pessoas em geral sobre a realização do feirão. O sucesso está ligado ao investimento destinado à divulgação. Mas isso não quer dizer que você gastará muito para isso. Uma maneira legal é diversificar as mídias.

Veja algumas formas de divulgar o feirão da sua revenda de veículos.

E-mail marketing

Ter um cadastro atualizado de clientes é fundamental. Envie um e-mail marketing personalizado para antigos clientes ou para a lista de contatos. O envio de convites antecipados é uma forma de recompensar a fidelidade do cliente e mostrar-se presente no seu dia-a-dia.

Redes sociais

Utilize as redes sociais para divulgar seu evento. Você pode publicar as ofertas, criando anúncios personalizados para cada veículo ou divulgar apenas as oportunidades que possuem maior destaque.

Patrocine seu anúncio para atingir uma quantidade maior de pessoas e não se esqueça de responder as perguntas que forem feitas nas postagens.

Blog

A sua revenda tem um blog? Aproveite essa ferramenta e crie um material falando sobre o feirão. Escreva sobre o evento, sobre quantas oportunidades serão geradas ali. 

Há ainda a possibilidade de fazer parceria com outros blogs, dessa forma seu artigo será veiculado em outro site, atingindo uma gama maior de possíveis clientes.

Influenciadores

Você também pode fazer uma parceria com nanoinfluenciadores (de mil a 10 mil seguidores nas redes sociais) e microinfluenciadores (10 mil a 100 mil seguidores) para divulgar o evento, ou mesmo com algum veículo de comunicação regional. 

Alguns deles divulgam gratuitamente, enquanto outros fazem parcerias através de permutas ou mesmo através de pagamento. É uma ótima forma de alcançar um público maior com os mesmos interesses.

Rádio

Divulgar o feirão da sua revenda de veículos por uma chamada no rádio ainda é uma opção muito eficaz. O rádio é a companhia de muitas pessoas durante o expediente e, principalmente, no caminho para o trabalho ou para a casa.  

Deixe o sistema redondinho

O bom uso do sistema utilizado pela revenda é fundamental não somente no feirão, mas no dia-a-dia da revenda. Pois dessa forma, todas informações estão centralizadas em um único e confiável lugar. O Altimus faz toda essa função com excelência.

Compradores de veículos geralmente são exigentes, e solicitarão diversas informações como a procedência e o histórico do veículo, por exemplo. Tendo essas e outras informações atualizadas dentro do sistema, fica mais fácil quebrar as objeções e realizar a venda.

Crie ações para o dia do evento

Existem algumas ações que ajudam a trazer o público ou mantê-lo por mais tempo no feirão. Seguem algumas ideias que podem ser realizadas para tornar o evento mais dinâmico:

Estoura balão: Essa ação pode ser realizada com clientes que comprarem algum seminovo no dia. Prepare uma parede ou um arco de balões dentro da revenda. Dentro de cada balão, coloque um papel com um brinde que o cliente pode ganhar ao estourar o balão. Pode ser tanque cheio, IPVA pago pela revenda, transferência gratuita, espelhamento, 10 lavações completas e outros prêmios.

Postagem nas redes sociais: O cliente que estiver no feirão e fizer um story sobre o evento, deve marcar a revenda. Então basta mostrar esse story para um vendedor e na mesma hora ganhar um brinde. Esse brinde pode ser desde lixeirinha pro carro, “cheirinho” para o carro, chaveiro ou algum outro acessório. Dessa forma, o público ajudará a divulgar o seu feirão, chegando a um número ainda maior de pessoas.

Disponibilize atendimento online no dia do evento

Em época de pandemia essa é uma solução interessante que pode trazer um diferencial para o evento. Dessa forma será possível manter uma comunicação direta com o cliente que não pode estar presente no feirão. Seja através de chat ou mensagens instantâneas, utilize a tecnologia a seu favor no feirão de seminovos.

Aliás, não se esqueça delas: as redes sociais. No dia do evento, faça muitos stories. Você poderá realizar transmissões ao vivo e mostrar as ofertas para quem está acompanhando pela internet. Pode ser contratada uma equipe externa para fazer essas transmissões e responder a todas perguntas que forem feitas. Afinal, de nada adianta divulgar tanto se os questionamentos feitos não forem respondidos. 

Acabou o feirão, e agora?

Agora é hora de analisar e avaliar os resultados do evento. Anote todos os pontos de sucesso, bem como os pontos em que possa haver melhoria e registe caso algo deu errado. Isso tudo vai ajudar na organização da próxima edição do feirão.

Mostre o resultado do evento nas redes sociais. Mostrar números transparece confiança. Exemplo: 3 dias de feirão, 100 carros vendidos, inúmeros KMs a serem rodados juntos! Também é interessante enviar um e-mail marketing informando o resultado positivo do feirão e agradecendo a presença de todos.

O alcance gerado criará oportunidades de negócio, seja no feirão, no dia-a-dia ou num próximo evento de vendas. Um evento bem organizado e com ofertas realmente diferenciadas alimenta o marketing boca-a-boca podendo, além trazer vendas, criar defensores da marca.

Você já fez um feirão na sua revenda? Conte-nos como foi a experiência.

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