Existem diferenças entre os diversos sistemas do mercado para lojas de veículos?

Mesmo com toda a tecnologia disponível nos dias atuais, ainda existem muitas revendas de veículos que não possuem nenhum sistema gerencial para auxiliar nas atividades do dia a dia. Acreditamos que sistemas gerencias, também chamado de sistemas de gestão ou ainda sistemas ERP são fundamentais para revendas que desejam evoluir. A seguir descreveremos pontos importantes para que você possa entender como um sistema desses poderá lhe ajudar, e algumas dicas para escolher um bom sistema.

Qualquer sistema serve?
Usamos uma comparação interessante para explicar esse item. Se você está com um problema no coração você vai a um clínico geral ou a um cardiologista? É claro que vai a um cardiologista, pois se trata de um especialista no assunto! Com sistema não é diferente, o ideal é buscar um sistema desenvolvido exclusivamente para o seu segmento.

Atualmente já existem vários sistemas especialistas para o segmento de veículos. O Altimus, por exemplo, (que é o produto desenvolvido por nossa empresa) é um sistema voltado exclusivamente para revendas de veículos semi-novos e usados, mas também existem outros.

Um sistema específico para revendas irá atender melhor as particularidades do seu negócio, pois foi desenvolvido especificamente para isso, coisas que um sistema genérico não conseguirá atender com tantos detalhes.

Se a sua revenda ainda não possui um sistema ou possui um sistema genérico, procure por um sistema específico para revendas de veículos. Temos a certeza que um sistema específico irá lhe atender muito melhor que um genérico e que você conseguirá viabilizar isso com um valor extremamente acessível.

Quais funcionalidades um bom sistema deve ter?
Um bom sistema para revendas de veículos é aquele que possui as principais ferramentas que uma revenda precisa no dia a dia.

Entre as principais ferramentas podemos citar um controle completo dos clientes e veículos. É muito importante que a revenda possua um controle detalhado sobre as informações dos seus clientes para poder utilizar em futuras vendas e no pós-venda. Além dos clientes as informações detalhadas dos seus veículos como valor de compra, custo atual, valor de venda, etc. também são extremamente importantes, pois irão ajudar os vendedores em seus negócios.

Além da parte cadastral que mencionamos é muito interessante que o sistema possa lhe gerar automaticamente os documentos necessários do dia a dia, como contratos, declarações, promissórias, recibos, etc. Isso evita que a sua equipe perca tempo e que cometam erros, pois fazer várias vezes a mesma coisa de forma manual pode induzir a erros de digitação.

Outras funcionalidades são extremamente importantes dizem respeito ao módulo financeiro, para permitir você apurar o seu fluxo de caixa e o contas a pagar e receber. E funcionalidades fiscais para permitir que a emissão das notas eletrônicas sejam feitas de forma fácil e totalmente integrada com as vendas.

Um sistema específico fornecerá pelo menos todas as ferramentas citadas acima que lhe auxiliarão nas atividades comerciais, financeiras e fiscais. No entanto existem ferramentas que nem todos os sistemas irão oferecer, mas que poderão ajudar muito a sua revenda, entre estas outras ferramentas podemos destacar a ferramenta de integração de anúncios, que irá facilitar a publicação dos veículos da revenda nos portais de classificados on-line de forma automatizada, ou seja, com poucos cliques os seus veículos estarão nos sites que você anuncia. Além do integrador uma ferramenta bastante interessante é o módulo CRM, um bom módulo CRM irá possibilitar a sua equipe de vendas fazer um acompanhamento detalhado de todos os clientes que são atendidos pela sua empresa. Esta ferramenta está começando a ser utilizada pelas revendas de veículos e está trazendo muito resultado!

Que cuidados deve-se ter ao contratar uma empresa?
Ao contratar uma empresa para fornecer um sistema para a sua revenda existem alguns itens que devem ser observados.

Um dos primeiros é o tempo de existência da empresa e se atende a uma quantidade grande de revendas. Acredita-se que uma empresa sólida esteja pelo menos a 3 anos no mercado e atenda pelo menos umas 100 revendas de veículos.

Outro item importante é entender como funciona o Backup. A empresa fornecedora faz isso para você ou você teria que fazer por conta própria. Caso tenha que fazer por conta própria verifique se é fácil este procedimento.

Além disso, você pode perguntar se a empresa está aberta a realizar melhorias no sistema e se caso você cancelar como irá receber as informações para colocar em outro sistema.

Estas perguntas irão ajudar a conhecer um pouco melhor a empresa que você está contratando e é claro não deixe de fazer um teste no sistema e conversar o quando for necessário com os profissionais do possível fornecedor, isso irá contar pontos importantes na sua decisão.

Esperamos que tenham gostado deste post, se gostou compartilhe com os seus amigos do segmento de veículos.