Falta tempo para o atendimento ao cliente?

Se você fizer uma retrospectiva nos últimos 30 dias da sua vida, com certeza terá uma história para contar de um mau atendimento que você sofreu, seja em um serviço público, em um restaurante, em uma loja ou no call center de uma grande empresa. É impressionante a nossa capacidade em atender sem qualidade, sem paixão, sem respeito com as pessoas. Nenhuma loja está livre de problemas de atendimento, eles com certeza vão aparecer. O que diferencia o bom atendimento, é a capacidade em resolver o problema e reverter a impressão do cliente. O problema não é apenas da loja, mas também da pessoa que na ponta, não se preocupa em fazer um bom atendimento. Quantas vezes as pessoas deixa de te dar um retorno, de enviar o que você pediu no prazo sem você precisar cobrar, de oferecer uma solução de verdade? As pessoas estão sem tempo para atender bem.

Cada vez mais a gestão de tempo tem tudo a ver com atendimento à cliente. Faltam para as empresas ferramentas (software de CRM não significa bom atendimento), métodos, critérios de priorização de atendimento, estratégias de gestão de tempo para a equipe na ponta com o cliente. E para as pessoas que atendem, falta treinamento além do conhecimento técnico necessário a função, pois eles não sabem organizar, priorizar, planejar…

Veja algumas dicas para ter um atendimento mais produtivo:

1 – Use uma ferramenta– um software hoje é a melhor escolha, pela agilidade, comodidade e segurança das informações, afinal você precisa de um lugar para registrar os dados do cliente e a próxima ação a ser feita para ele.

2 – Adote um plano de follow up– Cliente precisa de follow up, de saber que você sabe da necessidade dele. Cliente fica carente rapidinho sem atenção. Ao receber uma demanda, envie um e-mail agradecendo e diga quando terá uma posição. Planeje na sua semana, pelo menos 1 dia para essas atividades de relacionamento. Se não tiver uma solução, seja honesto mas informe.

3 – Conecte-se com seu cliente– Procure e adicione seu cliente nas redes sociais. Saiba do que ele gosta, do perfil, o que ele faz. Ele vai ter a certeza de você está presente.

4 – Aprenda a priorizar– É fundamental saber quem é o cliente mais importante para a estratégia da loja (e todos não é uma resposta válida). Você não vai deixar de atender quem não compra, muito pelo contrário, é seu trabalho convertê-lo em um bom cliente. O problema é quando você lota o seu tempo com quem não é prioritário e ai no final do mês o resultado não aparece.

5 – Assuma os problemas– O time de suporte técnico é sempre muito bem avaliado pelos nossos clientes, mas tem vezes que uma ou outra demanda foge do escopo de solução deles. Quando isso acontece eles enviam um e-mail e na maior parte das vezes falamos diretamente com o cliente, mandamos e-mail, explicamos, tentamos resolver para que o cliente não tenha prejuízo. Não podemos evitar que 100% dos problemas, erros, informações erradas deixem de existir, mas precisamos dar 100% da nossa energia para resolver o problema e ajudar o cliente. Não se esconda. Problemas acontecem, é a vida.

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