Inovação e empreendedorismo: soluções inovadoras e práticas empreendedoras na revenda

Inovação e empreendedorismo são assuntos que vão muito além de nossa imaginação. Algumas perguntas surgem quando pensamos nesse assunto, como por exemplo: O que é inovação? Como aprender a empreender? Como propor soluções inovadoras e práticas empreendedoras para criação de valor nas empresas?

Vem com a gente, que ao decorrer deste artigo você terá todas as respostas, para essas perguntas! 

Inovação

O processo de inovação possui alguns métodos e ferramentas que auxiliam, desde a entrada de ideias até a conclusão, seja transformando-a em projetos ou apenas em melhoramento de processo ou produto/serviço.

A inovação, dentro da revenda de veículos é uma grande vantagem competitiva, auxiliando no desenvolvimento dela. Pois uma empresa com pessoas inovadoras é uma empresa com novidades frequentes, que se destaca da concorrência, gerando grande satisfação e proporcionando confiança ao seus clientes. E quem aí não gosta de uma novidade?

Este processo possui alguns métodos possíveis de estudo e aprimoramento. Um dos métodos muito utilizados é o brainstorming.

O que é o brainstorming?

Para contextualizar, o brainstorming é uma expressão inglesa que significa tempestade de ideias. Este método é utilizado nas empresas, para desenvolver novas ideias e estimular o pensamento criativo. Com isso, o grupo consegue validar algumas dessas ideias e futuramente implantá-las. 

Scamper

Existe também um método que auxilia no processo de criatividade chamado de scamper. O scamper, é um acrônimo de 7 palavras e são elas: substituir, combinar, adaptar, modificar, pensar em outros usos, eliminar e reverter. Ele estimula o processo criativo por meio de perguntas e também ajuda no desenvolvimento de soluções.

Benchmarking

Outra ferramenta bem interessante é o benchmarking. Benchmarking vem de ‘benchmark’, que significa “referência”. É um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas.

Empresas de muitos ramos utilizam este método, para ajudar no cumprimento de metas e de desempenhos, auxiliando no crescimento e no melhoramento da loja/empresa.

O benchmarking possui alguns tipos de categorias dentre elas estão:

  • Competitivo: é uma categoria externa que tem como foco exclusivamente a comparação de seus próprios processos e métricas com os de concorrentes diretos.
  • Interno: é uma categoria direta, que procura comparar um processo/tarefa com outra semelhante na sua própria empresa.
  • Cooperativo: é uma categoria, onde as empresas procuram parceiros de diferentes setores e negócios para encontrar uma maneira de melhorar as funções/processos semelhantes.

É muito bom, para alcançar a inovação e implantar melhorias.

Citamos apenas três métodos de muitos que podem ser utilizados. É sempre bom escolher qual dos métodos é o que mais se encaixa dentro de sua revenda de veículos.

Lembre-se: inovar é onde podemos cometer erros e com esses erros conseguimos evoluir e amadurecer nossa ideia inicial. É arriscar para transformar.

Aprender a empreender

Ninguém nasce sabendo empreender. Existem habilidades e técnicas a serem desenvolvidas no decorrer da caminhada pessoal ou profissional que ajudam a aprimorar esse lado.

O tipo mais comum de empreendedor na nossa sociedade é aquele que aprende a apreender. Aquela pessoa que quando menos se espera, se depara com uma oportunidade de negócio e toma a decisão de mudar o que fazia na vida, para se dedicar ao seu próprio negócio.

Há ainda o empreendedor herdeiro, ou seja, o empreendedor que já nasce em uma família que possui algum tipo de negócio. Aqui, o incentivo acontece desde cedo e a paixão vem de família. 

Intraempreendedorismo

O intraempreendedorismo consiste em encontrar oportunidades de empreender dentro da própria empresa, dentro da própria revenda de veículos, aproveitando os colaboradores que possuem esse interesse em comum de criar e inovar. O intraempreendedorismo impulsiona a inovação, podendo identificar novas oportunidades ou até mesmo melhorar os processos internos. Também auxilia na motivação dos colaboradores e engajamento dos mesmos. 

Praticá-lo traz muitos benefícios para a empresa e para os colaboradores, como a agilidade na gestão da tarefa e a integração de setores da organização, agregando valor dentro da empresa, entre outros benefícios. 

Sabemos que este assunto abrange mais métodos e ferramentas, porém selecionamos especificamente esses itens para compartilhar com vocês e esperamos que tenham gostado. 

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