Já tem um plano de vendas pronto para o novo ano?

Já tem um plano de vendas pronto para o novo ano?
Tem muita gente por aí reclamando, dizendo que a economia está parada e que as vendas caíram. Reclamar, com certeza, não vai alterar esta situação! O ano apenas começou! Você tem tudo para arregaçar as mangas e descobrir como fazer de 2020 um ano melhor para sua loja. Que tal começar 2020 já com um plano de vendas pronto? Além de um bom planejamento de vendas pronto no início do ano, existem muitas outras tarefas importantes para gerenciar uma equipe de vendas. Hoje confira nossas dicas para esta área!Deixe seu plano de vendas pronto para 2020.
Podemos dizer que você deve dividir seu planejamento de vendas em 3 etapas:
*Como foi seu ano de 2019
*Quais as perspectivas para 2020
*Trace objetivos e metas

1- Analisando 2019
Para começar, você deve comparar como foram as coisas no decorrer do ano que passou, e como estão agora quele está no começo de outro. O objetivo desta coleta de dados é preparar o terreno para que você tire conclusões sobre o que deu certo e o que pode melhorar.
Analise dados como estes:
Quanto foi faturado nos anos de 2018 e de 2019? Divida isso em linhas de cada veículos, produto ou serviço, para ter dados mais ricos. Quanto foi vendido (em unidades) de cada serviço ou veículo, nos dois anos separadamente?
Qual foi o veículo ou serviço que mais faturou em cada um dos anos?
Qual o veículo ou serviço que vendeu mais unidades em 2018 e 2019? Analise as margens de cada veículo ou serviço: quanto sobra para a loja depois de faturados? Com esses dados é possível fazer um planejamento mais claro e objetivo.
Como você viu, essas perguntas são bastante abertas elas podem fazer muito sentido ao seu planejamento de desempenho.
Cabe a você identificar quais dados devem ser analisados e deixar uma planilha de vendas pronta, com tudo resumido.
Mas existem mais informações importantes:
Qual o tamanho de sua equipe de vendas em 2018 e em 2019?
Quais vendedores vendem mais?
Quais atingiram suas metas ou as superaram?
Quais vendedores vendem mais certos tipos de veículos ou serviços?
Agora está na hora de olhar os clientes.
Quantos clientes atingiram no final de 2018 e de 2019?
Quantos clientes foram “perdidos”, isto é, não compraram em 2019?
Quantos clientes novos foram conquistados?
Destes clientes, quais propiciam mais receitas para a loja?
Quais resultam em um lucro maior? (Aqui também é possível separar os que são os melhores clientes!)
Qual o perfil de meus clientes ideais?
Estude essas características , definir melhor esse perfil de cliente pode ajudar bastante na elaboração de seu plano estratégico de vendas para 2020!
Percebeu que agora você já tem bem mais claro em sua mente:
Quais os veículos ou serviços podem trazer melhores resultados.
Que clientes antigos tentará reconquistar, quais manterá a todo custo e qual o perfil de clientes novos a serem conquistados.
Como aproveitar sua equipe de vendas nessa missão.
Todo este trabalho pode ser muito facilitado com a adoção das ferramentas certas.
2- Como vai ser 2020?
Agora você precisa entender quais as perspectivas para o ano que vem. Comece dando uma olhada nos dados de previsão de crescimento da economia. Depois, em seu setor de atuação. Pesquise em sites de sindicatos e associações da classes. Veja também outros dados importantes que podem afetar diretamente sua loja.

3- Traçando metas e objetivos para 2020
Falta pouco para ter seu plano de vendas pronto.
É preciso decidir aonde quer chegar com esse planejamento estratégico de vendas de 2020. Defina um percentual de crescimento de suas vendas para 2020, baseado nas perspectivas que detectou para esse ano.
Depois, baseado nos dados analisados sobre veículos, clientes e equipes, defina quais produtos devem ser oferecidos para quais clientes (ou perfis de clientes) e quais vendedores estarão a cargo dessas tarefas.
A seguir, veja se você precisará de materiais de apoio para sua equipe: Folders, e-mail marketing, treinamentos, software de gestão para sua loja.

Lembre-se: existem elementos básicos que não podem faltar ao definir objetivos: uma meta quantificável, um número a atingir, e o prazo para isso acontecer.
Faça um cronograma das ações anuais. Quando cada uma vai começar, quem serão os responsáveis, objetivos e etapas parciais.
Muitas lojas dividem o ano em campanhas ou operações comercias. Isso pode ser trimestral, bimestral ou até mensal. E ajudará muito a focar objetivos, principalmente se as vendas forem sazonais.
Como você viu, ter um plano de vendas pronto para 2020 pode ser trabalhoso, mas é muito importante. Caso você tenha esses dados à mão, tudo organizado, será bem mais fácil!
Comece a trabalhar em seu planejamento de vendas hoje mesmo e comece o ano de 2020 com o pé direito.
Nos conta aqui nos comentários o que mais podemos incluir nesse planejamento…
E até a próxima.

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