Na sua revenda de automóveis, a gestão financeira é realmente eficiente?

Uma boa gestão financeira está por trás de toda empresa de sucesso. É o coração de um negócio e, por isso, deve ser conduzida com inteligência. Manter o financeiro organizado e com processos bem definidos é essencial para que as atividades fluam.

Entre as atividades de um processo financeiro eficiente estão cuidar das contas a receber, pagar contas e, de forma estratégica, identificar gastos desnecessários e encontrar soluções viáveis para eliminá-los.

Como implantar um processo financeiro na revenda

Para iniciar a implantação de um processo financeiro, comece pelo básico. Realize o levantamento de todas as despesas fixas que a sua revenda possui, tais como, água, energia elétrica, aluguel, salários fixos, etc.

Após ter esse montante mapeado, converse com o gerente de vendas e verifique como são calculadas as comissões dos consultores de vendas. Analise também se não há comissões para outros funcionários da loja que são recorrentes.

Para dar continuidade nos lançamentos, averigue se não há algum investimento, empréstimos, impostos ou outras despesas que podem influenciar no seu resultado mensal que não estão mapeadas no seu contas a pagar.

Com esse levantamento realizado, você pode iniciar um controle de fluxo de contas a pagar na sua revenda. Pode controlar as despesas fixas correspondentes a sua operação mensal e contas que têm impacto direto e indireto no seu negócio.

As despesas esporádicas também devem ser mapeadas para lançamento. Uma compra de material de escritório, por exemplo, é um “contas a pagar” que pode ocorrer de forma trivial e que deve ser lançado no seu fluxo.

O próximo passo é inserir o fluxo de contas a pagar e a receber oriundos das suas negociações, ou seja, as compras de veículos realizadas pela loja. Para aumentar ou suprir o estoque e as vendas para clientes finais, que fazem seu estoque ter vazão movimentando positivamente suas contas.

O financeiro necessita de informações sobre as negociações realizadas, que devem ser destacadas pelo consultor de vendas. Tais como: as formas de pagamento envolvidas, prazos, veículos associados, para quem foi vendido, de quem foi comprado, se tem débitos em aberto para serem quitados. 

Essas informações fazem com que o seu financeiro saiba exatamente como os valores irão circular na loja, tornando o processo organizado.

Por último e não menos importante, o ideal é inserir no contas a pagar as despesas relacionadas com veículos, sejam elas custos de manutenções ou custos de garantias. Pois essas informações serão imprescindíveis para que a lucratividade dos seus veículos fique correta.

Todo esse controle pode ser realizado de forma manual via Excel, mas se torna muito oneroso controlar todas essas informações em planilhas. O ideal é aliar esse controle ao seu sistema de gestão de veículos, pois o financeiro pode ser muito massante sendo realizado todo de forma manual.

Porque a minha revenda necessita de um controle financeiro?

Ter um financeiro saudável reflete positivamente no sucesso da sua revenda de veículos, minimizando fraudes, inadimplências e gastos desnecessários. Outra questão é ter controle e clareza da lucratividade dos seus veículos e também como e quanto se pode investir.

Nada melhor, que saber o que você precisa pagar e receber no dia a dia, controlando de forma prática o fluxo do seu financeiro.

Como o Altimus auxilia nesse processo?

Com o sistema Altimus você organiza todo o fluxo financeiro da sua revenda. 

No Altimus, você realiza a configuração do seu Plano de Contas, que é onde seu dinheiro está sendo destinado, como por exemplo “Vendas do período”. 

Você realiza a configuração das suas contas internas, custódias de cheques e contas bancárias para conseguir controlar o saldo e as movimentações realizadas em cada conta, bem organizado e informativo.

Você também cadastra suas despesas fixas e pode gerar elas para o ano todo ou mensalmente dependendo de como a loja quer se organizar. 

Os lançamentos oriundos das negociações são gerados de forma automática e você pode escolher se serão gerados títulos financeiros de forma automática ou se você necessitará realizar a aprovação dos mesmos.

E não menos importante, você consegue lançar e controlar as receitas e despesas dos seus veículos de forma prática e ágil.

As informações estão centralizadas no seu contas a pagar e a receber referentes aos seus títulos, sejam eles despesas fixas, custos de veículos, despesas esporádicas e também todos os lançamentos associados às suas negociações.

Já as informações referentes às suas quitações e estornos estarão centralizadas na tela de movimentações, que é para você conseguir fazer a validação do seu extrato com o que foi realmente movimentado no sistema e está contabilizando no seu saldo.

Nessas duas telas você tem a disposição filtros que você pode combinar para obter melhores resultados na sua gestão financeira.

Fechamento de contas

Para finalizar o seu processo, o Altimus possui a tela de fechamento de contas, onde você realiza a confirmação que concorda com o saldo gerado e fecha a data de movimentação do dia fechado. 

Exemplo: na minha conta bancária eu fiz todos os lançamentos e quitações, fiz a conferência das movimentações financeiras e agora quero fechar meu dia “23/11/2021” para iniciar o dia “24/11/2021” com o saldo correto e sem mexer mais no dia anterior. Então eu vou realizar o fechamento da minha conta e o meu saldo ficará atualizado e com o meu usuário vinculado, informando que eu fiz esse fechamento.

O ideal é realizar o fechamento diariamente ou no máximo a cada dois dias, para que você tenha de forma fresca na memória o que ocorreu, que facilita caso o seu saldo não esteja batendo. Mas o recomendado mesmo é você primeiro organizar o seu financeiro e iniciar os fechamentos depois que o processo já virou rotina.

Gerenciando seu financeiro no Altimus.

Você terá à sua disposição as ferramentas necessárias para ter uma gestão financeira completa e eficiente. Com relatórios de contas a pagar e receber e também relatórios com as suas movimentações e saldo movimentado. 

Tudo em mãos em poucos cliques e com muita informação disponível.

Mesmo que em alguns lançamentos financeiros você necessite realizar a criação de títulos manuais, o Altimus gera muita informação financeira integrando os lançamentos das suas negociações ao seu contas a pagar e a receber.

O controle de despesas fixas auxilia no processo de geração de títulos de forma mais ágil como também o lançamento de despesas de veículos, onde você lança o título e também associa as placas, atualizando o custo e o financeiro em conjunto. 

Facilitando muito o trabalho do seu responsável financeiro e minimizando a atuação manual constante.

Um básico bem feito e completo pode te trazer muito resultado. Com muitas informações e controle sua revenda de veículos terá um gerenciamento financeiro de forma eficiente e completa.

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