O que vi e vivi em mais de 30 anos com minha revenda de veículos?

Ah, como seria tudo lindo se não existissem os problemas, crises e imprevistos nos negócios, não é!? Se tudo que foi traçado acontecesse em seu perfeito momento, tudo de acordo o planejado. “Mas a vida, amigos… a vida é uma caixinha de surpresas”. As crises acontecem, os problemas aparecem e temos de contornar e nos adaptar de uma hora para outra, sem previsão. Essas incertezas são preocupações constantes dos empresários. Enquanto não soubermos o tempo de duração da crise (e não há como saber), não há como calcular o tamanho do impacto.

A história está aí para isso. Para mostrar que nem tudo é um mar de rosas e que devemos aprender com o passado. Todo empreendedor, seja ele grande ou pequeno, enfrenta uma sequência interminável de desafios em seus negócios quase que diariamente.

Nosso cliente Luiz Telles, proprietário da 4X4 Veículos, conversou conosco em uma live muito interessante e relatou momentos difíceis pela qual sua empresa passou em mais de três décadas, e como conseguiu sobreviver, se reinventar e ter sucesso em meio a tanta adversidade. Veja aqui!

Foram várias reinvenções:
  • A loja foi aberta em 1988.
  • Já em 1990, houve o confisco da poupança e um clima de insegurança tomou conta do país. Foi o primeiro “baque” sofrido no empreendedorismo.
  • Pouco depois, em 1994, vem o Plano Real despencando o preço dos carros. Foi necessário se desfazer rapidamente do estoque para diminuir o prejuízo.
  • A crise da Ásia também trouxe consequências, seguida do clima de insegurança decorrente das eleições de 2002.
  • 2008 veio com uma forte crise. Novamente os preços dos seminovos despencaram graças à isenção de IPI e o estoque encalhou. Aí entra a experiência! Como já tinha passado por usa situação parecida em 1994, a empresa conseguiu tomar decisões rápidas, pois aprendeu com as circunstâncias e os erros. Comprar mais barato e fazer o preço girar foi uma alternativa acertada.
  • Após isso fez parcerias e empreendeu no Automotivo, projeto que foi testado com todas as crises possíveis: impeachment, clima de incerteza sobre a substituição na presidência, crise dos caminhoneiros… e agora, essa pandemia do Coronavírus.
Ufa! Mas afinal.. depois de tudo isso… quais são as dicas para enfrentar essas situações?

Primeiramente, esteja aberto às tendências e novidades. Luis percebeu que o colaborativismo e a mídia digital eram tendências e passou a investir. Antecipar a tendência do digital e focar forte no colaborativismo ajudou no crescimento. Pesquise, estude, se informe.

Capacitação e desenvolvimento também são palavras essenciais para um profissional bem sucedido. Desenvolva seu autoconhecimento, busque ler sobre liderança. Se você não se conhecer, você não vai conhecer ninguém. Essa dica vale tanto para líder de loja, quanto aos vendedores.

E principalmente: tenha um sistema de gerenciamento que funcione!
Impossível sobreviver sem uma gestão financeira. Tão ruim quanto, é um sistema “meia boca” que não atende todas as necessidades da loja. 10 anos atrás, a cada 10 revendas, 1 se preocupava com a parte financeira. Hoje, em média 6 revendas se preocupam de verdade. Isso ainda é um número baixo. Tenha um CRM de qualidade, gerencie seus leads, isso deve ser uma rotina diária!

Devemos lembrar também da ASSOVESC (Associação dos Revendedores de Veículos de Santa Catarina) que busca constantemente os direitos dos revendedores. Em meio a pandemia do Coronavírus e o bloqueio das revendas de veículo no país, foi a ASSOVESC que solicitou a reabertura do comércio de seminovos. Veja a força que a associação possui, mesmo com uma quantidade pequena de revendas associadas.

Aproveitando o gancho… Não percam nossa live desta quarta-feira, 24 de Junho! Iremos conversar com o Neto, presidente da ASSOVESC. Será mais uma daquelas conversas enriquecedoras que a gente adora!

Por fim, não há dúvidas que a crise é para todos. Se dará melhor aquele que se dedicar, se esforçar e fazer da crise uma oportunidade. Foco, persistência e criatividade são características essenciais para quem quer se destacar e gerar boas oportunidades de negócio. E você… o que vai fazer diante de um cenário de dificuldade e incertezas? Desistir ou levantar a cabeça e seguir em frente?

Vem com a Altimus! Estamos aqui para crescer juntos!