Proximidade e atendimento personalizado aos clientes fazem a diferença?

Me diga uma coisa. O que você prefere: um atendimento despreparado e mecânico ou um atendimento pessoal, personalizado, em que você é compreendido e direcionado conforme sua necessidade?

Você provavelmente escolheu a segunda opção, não é mesmo? A maioria das pessoas escolhe a segunda opção, mas nem todo atendimento é feito dessa forma.

Os clientes possuem personalidades distintas, mas todos querem se sentir únicos e especiais. O consumidor/cliente não quer se sentir apenas mais um em meio a uma multidão. As empresas que compreenderem essa necessidade e direcionarem suas ações para esse fim, realizando um atendimento personalizado, possuem uma chance enorme de se destacar em meio a concorrência e fidelizar clientes.

Mas atenção!

Personalização e padronização devem andar juntos! Afinal, ter padronização é essencial para um negócio. Equipe, ideias e conceitos alinhados mantém uma ordem necessária. Se cada um agir de uma forma, o negócio pode parecer desorganizado.

Toda essa personalização e direcionamento exigem trabalho e dedicação.  Vai muito além de atender o cliente com um sorriso no rosto ou enviar um e-mail ao seu cliente. É preciso identificar as necessidades dele, adaptar a linguagem e a forma de tratamento utilizadas, os canais de comunicação e oferecer soluções sob medida que atendas suas expectativas.

Mas e agora? Como eu fidelizo o meu cliente?

Nós vamos te dar umas dicas sensacionais:

Conheça seu cliente e mantenha um banco de dados atualizados.

O que nós queremos aqui é a personalização para gerar fidelização, não é mesmo. Então como poderei personalizar o atendimento se eu não conheço meu cliente?

Colete seus dados pessoais (nome, idade, profissão, atividades de lazer, e-mail, telefone), solicitações, reclamações, histórico e experiência de compras. Nesse momento, um bom software de CRM ajuda você a fazer esse controle e cruza informações importantes para traçar ações de sucesso.

Construa uma relação com seus clientes.

Não abandone seu cliente após a venda. Não deixe que ele esqueça a sua empresa.

Manter um relacionamento é essencial para ser lembrado. Isso mostra que você se importa e dá valor a ele. Envie e-mails personalizados, siga-o nas redes sociais, convide-o para sorteios, promoções e lançamentos, faça pesquisas de satisfação e parabenize-o no seu aniversário, ofereça exclusividades. Tem coisa mais personalizada no atendimento do que oferecer exclusividade? Isso supre aquela necessidade que já mencionamos nesse texto: fazer o cliente se sentir único e essencial.

Fala sério… todo mundo gosta de receber essa atenção!

Interaja de forma humanizada.

Deixe seu cliente a vontade. Tratá-lo de uma forma um pouco mais informal para deixar a comunicação mais leve, como se estivesse tratando com um amigo, pode ser um diferencial bem interessante para seu negócio. Bom humor e respeito devem andar de mãos dadas.

Invista no treinamento da equipe de atendimento.

Para que sua equipe ofereça um atendimento personalizado e de qualidade, há diversos cursos e palestras que podem agregar conhecimento ao funcionário, desenvolver cada dia mais essas técnicas é fundamental para aprimorar ainda mais o atendimento.

Esteja disponível para seu cliente.

Mantenha diferentes canais para se comunicar com seu cliente. E-mail, SAC, WhatsApp e Redes Socias são suficientes para se mostrar presente e estar disponível para seu cliente. Mas não o deixe esperando. As mensagens enviadas devem ser prontamente respondidas.

Anotou tudo?

Seguindo essas dicas, a chance de sucesso é imensamente maior!

Falando ainda sobre atendimento personalizado, tivemos um relato muito interessante dos irmãos Cidinei e Edegar Zilli. Proprietários da Zilli Veículos, empresa que está há 16 anos trilhando caminho do sucesso.

Em uma live muito divertida que você pode assistir aqui, Edegar e Cidinei nos contaram os segredos para o sucesso de sua revenda: princípio, honestidade, seriedade, humildade, dedicação, respeito, atendimento personalizado, equipe treinada e unida, amor e versatilidade são elementos essenciais para se destacar e vencer.

Afinal, as histórias de sucesso não acontecem do dia pra noite, levam muito tempo para serem construídas. A persistência e a dedicação são extremamente importantes, quando unidas a um atendimento de qualidade e personalizado.