Redes sociais indispensáveis para revendas

Esse ano de 2020 foi extremamente atípico para muitas empresas. Muitas ficaram dias e, até mesmo, meses de portas fechadas. O que salvou a grande maioria de fecharem as portas foi a internet, mais precisamente as redes sociais.

Infelizmente, muitas revendas de veículos ainda não utilizam as redes sociais como deveriam e acabam perdendo muitas oportunidades de vendas.

Se a sua loja ainda não está utilizando as redes sociais da maneira correta, esse artigo foi feito especialmente para você. Continue lendo! 

O que são as redes sociais?

As redes sociais nada mais são do que canais digitais onde podemos realizar conexões e gerar relacionamento com pessoas do nosso círculo de convívio ou com a mesma afinidade que nós.

Entre as redes mais utilizadas do mundo, essa é a lista das 10 maiores:

  1. Facebook – 2.701 bilhões de usuários
  2. Youtube – 2 bilhões de usuários
  3. Instagram – 1.158 bilhão de usuários
  4. TikTok – 689 milhões de usuários
  5. Sina Weibo – 523 milhões de usuários
  6. QZone – 517 milhões de usuários
  7. Snapchat – 433 milhões de usuários
  8. Reddit – 430 milhões de usuários
  9. Kuaishou – 430 milhões de usuários
  10. Pinterest – 416 milhões de usuários

No Brasil, sem dúvida alguma, as quatro primeiras são as que a grande maioria das pessoas utilizam. São elas que estão auxiliando empresas dos mais variados segmentos a conseguirem alavancar suas vendas cada dia mais.

Quais redes sociais são ideais para revendas?

É importante entendermos que hoje as redes sociais são um dos principais canais de vendas de revendas de todo país, além de mostrarem, mesmo que indiretamente, qual é a melhor empresa da região.

Ou seja, realizar um bom trabalho de marketing nas redes sociais vai lhe auxiliar até mesmo em ter mais nome na sua cidade, aumentando a procura por proprietários de veículos em deixarem os carros na sua loja e, consequentemente, aumentando o seu faturamento. 

As redes mais propícias para divulgar a sua revenda, com certeza são Facebook e Instagram. Agora, caso você queira aumentar o reconhecimento da sua marca, com certeza seria interessante você ter vídeos dentro de um canal no YouTube da sua revenda.

Se o seu público principal é de jovens, entre 18 e 28 anos, o TikTok seria uma ótima forma de você conseguir atrair eles.

O que devo publicar nas redes da revenda?

Essa pergunta muita gente faz quando está começando a profissionalizar as redes sociais da sua revenda. Por isso, separamos algumas ideias bem bacanas que você pode se inspirar para fazer nos seus canais sociais:

Facebook: A plataforma possibilita que você crie conteúdos mais longos, se quiser. Explore isso e crie algumas publicações com um pouco mais de profundidade. Mas lembre-se de não criar parágrafos muito longos para não cansar os leitores. 

Outra forma de utilizar o facebook muito bem é criando vídeos. A plataforma possui uma entrega desse formato muito boa. Utilize da sua criatividade para criar conteúdos mais interativos, além de simplesmente apresentar os carros.

Instagram: Essa plataforma possibilita diversos formatos diferentes de produção de conteúdo. Explore tudo o que for possível!

Faça lives semanais ou a cada 10-15 dias mostrando os carros que ainda estão disponíveis e aproveite para interagir com a sua audiência e tirar dúvida deles ao vivo; publique fotos dos carros que estão em estoque; crie vídeos dando dicas valiosas para os seus consumidores; crie reels divertindo a audiência e informando eles também.

O Instagram possibilita a maior criação e variação de conteúdos possível. Só depende de você e sua criatividade!

Youtube: Agora estamos falando de aumentar o reconhecimento e força da sua marca. O YouTube é o segundo maior buscador do mundo, só perde para o Google. Utilize isso a seu favor.

As pessoas podem estar procurando no YouTube vídeos sobre “O que devo observar ao comprar um carro usado” ou então “Como posso vender meu carro”. E olha aí, se você criar vídeos respondendo as dúvidas mais frequentes dos seus consumidores, com certeza você será muito beneficiado por esta plataforma.

Ah! E não se preocupe. Não precisa criar grandes produções cinematográficas. O seu celular, uma boa iluminação do sol mesmo e um conteúdo incrível são o suficiente. 

TikTok: Utilize da viralização de conteúdo através de vídeos mais engraçados e dando pequenas dicas aos seus seguidores sobre como eles devem escolher o melhor carro, fazer manutenção, entre outros pontos interessantes. Tudo isso pode te ajudar a ter muito engajamento perante a um público mais jovem.

Como eu sei que minhas publicações estão boas?

Não adianta você só publicar por publicar nas redes sociais da sua revenda. É importante observar se os resultados estão legais. Por isso, listamos abaixo algumas métricas interessantes de você observar para saber se o seu trabalho está legal:

  • Alcance: Número de pessoas que pararam, observaram e/ou interagiram com a sua publicação de alguma maneira.
  • Impressões: Número de pessoas que a sua publicação passou na tela. É como se fosse a tiragem de uma revista ou jornal, por exemplo.
  • Curtidas: Número de pessoas que gostaram da sua publicação e deram o famoso “like”.
  • Comentários: Números de pessoas que viram sua publicação e resolveram deixar alguma mensagem ou observação, por exemplo.
  • Salvar: No instagram é possível que o usuário veja a sua publicação e a salve para lembrar depois. Essa é uma das métricas mais importantes da plataforma.
  • Compartilhar: Tanto no Facebook quanto no Instagram é possível que as pessoas  compartilhem a sua publicação com outras pessoas ou nos stories. Essa também é uma métrica muito importante.
  • Visualizações: Número de pessoas que visualizaram o seu vídeo no feed ou stories do Facebook e/ou Instagram

Essas são só algumas das diversas métricas possíveis de análise nas plataformas. Agora, é interessante que você observe também a taxa de conversão das suas publicações ou anúncios. Ou seja, quantas vendas estão realmente partindo a partir das suas redes sociais.

Como devo atender meus clientes?

Já se falou muito que o atendimento é a alma do negócio. Com as redes sociais isso potencializou muito mais. Por isso, se preocupe com a demora para responder e a forma de responder os seus clientes.

Não seja seco e muito menos grosso com ele. Tente conquistar ele pela conversa, afinal, vender um carro é trabalhar muito bem o relacionamento com o cliente. Caso você não o conquiste desde o “oi”, com certeza ele irá procurar outra revenda.

E talvez uma das coisas mais importantes é o tempo da resposta. Responda o seu cliente o mais rápido possível e não fique jogando ele do Instagram para o WhatsApp, por exemplo, sem uma real necessidade. Inicie e conclua os atendimentos dentro da melhor plataforma para o seu cliente. O seu gosto pessoal vai ficar em segundo plano.