Saiba os segredos do endomarketing na sua empresa

Muitas empresas tomaram novos rumos após a aplicação de endomarketing na rotina de trabalho, valorizando ainda mais a presença de funcionários e colaboradores terceirizados. 

Isso inclui fornecedores e parceiros comerciais, sempre com o intuito de melhorar as relações internas e estimular a produtividade e a motivação. 

Ao seguir por um caminho que humaniza uma instituição ou uma organização empresarial, líderes e gestores passaram a estimular o marketing interno a partir de pilares que eram utilizados para a divulgação de produtos e serviços.

Deste modo, a proposta é tratar o funcionário como um cliente, para compreender que o engajamento se torna mais visível, melhorando o clima e o desenvolvimento de atividades diversas. 

Além de vestir a camisa da empresa, às vezes de forma literal, a maneira como os colaboradores passam a enxergar a empresa se modifica, e o posicionamento também, como as empresas que oferecem venda e instalação de aquecedor a gas mais barato para atrair clientes.

Vale destacar, de maneira pontual, que o endomarketing é diferente da comunicação interna, como muitas vezes é propagado. 

Isso porque o primeiro visa empregar ações que estimulem o sentimento de que o funcionário pertence a um lugar de trabalho, com responsabilidades e que deve ser tratado com zelo. 

Afinal, a relação humana é importante até mesmo para decisões internas que envolvem gestores e líderes, e o sentimento de pertencimento agrega em insights e engajamento.

Já o segundo ocorre na aplicação de canais de comunicação que são colocados à disposição para que todos possam ser integrados às equipes de trabalho. 

Contudo, ambas as ações podem ser aplicadas em conjunto, visto que uma visão integrada e uma comunicação facilitada também podem agregar no alinhamento dos objetivos e visões da corporação.

Assim, a interação se torna uma dinâmica que transforma o endomarketing no que realmente se propõe.

Modelos de endomarketing que valem a pena

O corporativismo é uma maneira de empregar uma ideia de que uma pessoa faz parte de um todo. Isso inclui a prática de endomarketing, que pode ser implementado em diferentes formatos e ações, como:

1. Atrativa

Aqui o endomarketing propõe transformar informações em estratégias que sejam atrativas para os funcionários, como o cuidado com a saúde e o estímulo para realizar consultoria fiscal e tributária online dentro de um prazo adequado.

Isso significa incluir colaboradores e funcionários em ações que demandam decisões que ajudam a melhorar o clima organizacional, captando as mais diferentes ideias para a segurança do profissional de forma individualizada e coletiva.

2. Automatizada

O endomarketing pode ser automatizado a partir do uso de postagens em redes sociais da empresa, estimulando a participação dos funcionários em diversas atividades profissionais, como eventos corporativos e feiras empresariais, também desenvolvendo esses profissionais.

3. Colaborativa

A ideia é proporcionar ao funcionário meios de estimular a proatividade, demonstrando pontos que podem ser melhorados, seja de maneira pontual e localizada, ou que possam ser implementados a partir de uma matriz nas demais filiais.

Aqui, vale ressaltar que as empresas que trabalham com franquias, como as concessionárias de veículos, podem se beneficiar em diferentes empreendimentos comerciais.

4. Dinâmica

A apresentação de dinâmicas que estimulam o endomarketing podem ser apresentadas a partir de ferramentas digitais, como e-mail corporativo e as próprias redes sociais. 

As campanhas podem ser compartilhadas de maneira apropriada apenas para setores específicos, ou em grande escala, envolvendo toda a empresa.

5. Segmentada

Por falar em setores, é possível que o clima organizacional precise de ajustes internos e pontuais, antes de partir para o todo. 

Por isso, o endomarketing segmentado pode ser estabelecido como uma forma de alcançar apenas funcionários do setor de vendas, por exemplo, ou a equipe de marketing de uma despachante em londrina para distribuição em eventos corporativos.

Posteriormente algumas análises podem ser aplicadas e, conforme o resultado, algumas ações podem ser replicadas em outros segmentos, principalmente aqueles que precisam ser reintegrados ou ter a cultura reafirmada.  

6. Visível

O mais importante é apresentar a estratégia de endomarketing de maneira geral, para que todos compreendam a importância da participação e, em muitos casos, esquecer o individualismo. 

Uma empresa é formada por diferentes pessoas, com funções e experiências completamente diferentes, mas que precisam se complementar e a visão de determinada atividade pode trazer insights para outros setores.  Deste modo, precisa haver uma unidade em todo o negócio.

Assim também são os clientes que chegam para consumir, e por isso é importante reconhecer os limites de cada um, respeitando o espaço, sem esquecer que todos buscam por um objetivo que é atender bem quem quer que seja – mesmo que hajam aspectos que se assemelhem ou complemente.

A participação do setor de Recursos Humanos

As ideias propostas por um planejamento de endomarketing parte do setor de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. 

Assim, é preciso sempre incluir o funcionário dentro da visão e dos valores de uma empresa, para que as metas e os objetivos sejam alcançados de maneira apropriada. 

A participação do RH está na facilitação de comunicação entre o funcionário ou colaborador com a empresa, bem como uma análise mais aprofundada de quem será o público interno.

O endomarketing pode ser feito por meio da implementação de comunicação visual para solicitar a renovação dos dados cadastrais, ou disponibilizar atividades em datas comemorativas, ou mesmo implementar estratégias como férias coletivas. 

Estimular o reconhecimento do funcionário

Quando um funcionário aplica um novo modelo de atendimento relacionado ao meio em que está envolvido, isso pode servir de exemplo para os demais, sendo aplicado como uma metodologia própria.

Isso é uma forma de reconhecer o esforço individual, e serve para estimular o coletivo, demonstrando o reconhecimento que pode ser de grande utilidade para a empresa, de uma forma geral. 

O reconhecimento por méritos próprios ou coletivos devem ser apresentados, como uma ação de aplicar o “Funcionário do Mês” pelo maior número de vendas de veículos em uma concessionária. Até mesmo uma equipe pode merecer um destaque e, assim, todos saem ganhando.

Estratégia de integração de funcionários

As pessoas possuem particularidades que, muitas vezes, podem ser compartilhadas com outros. 

O grupo de motociclistas, ou aqueles que gostam de filmes e seriados, e até mesmo os tutores de animais de estimação, se identificam e interagem com base nesses gostos, que se mostram determinantes na efetividade de algumas campanhas e na aproximação com o público.

Com isso, essa pode ser uma forma de integrar funcionários e conhecer um pouco sobre a vida e os costumes, respeitando todos de uma maneira que se reflita no atendimento a um cliente peculiar, visto que a cultura e esse cuidado são reforçados.

Inclusive, essa integração abre espaço dentro da proposta de endomarketing para que todos tenham a sensação de pertencimento, aumentando a interação entre setores diferentes.

Valorização da marca na equipe de trabalho

O orgulho de estampar uma marca empresarial no uniforme pode ser trabalhado a partir do endobranding.

Isso deve ser feito de forma planejada, com organização e cuidado para que os funcionários se tornem verdadeiros defensores do lugar em que trabalham. 

Nesse contexto, uma forma de utilizar o endomarketing é atrair talentos e oferecer benefícios que retenham os profissionais que se destacam no mercado de trabalho.

Isso permite o fortalecimento da marca e reconhecimento perante a sociedade, os clientes e a própria concorrência. 

Cabe ressaltar nesse ponto que todas as ações de endomarketing se refletem na contratação, facilitando esse processo. Contudo, aliado a outras ações, esse conceito passa a ser conhecido como employer branding já que a identidade da marca enquanto empregadora é trabalhada, facilitando os processos seletivos e, depois, a recepção dos funcionários.

Estabeleça uma comunicação interna dinâmica

O endomarketing remete ao desenvolvimento de uma campanha publicitária para o público interno, ou seja, os funcionários e colaboradores. 

Dessa forma, é preciso que materiais de divulgação sejam utilizados no dia a dia, e a comunicação interna precisa ser dinâmica e eficiente, como em qualquer projeto que envolva a publicidade de embalagens são josé sc do espaço.

Os recursos digitais devem ser explorados ao máximo, como e-mail marketing apresentando as novidades que serão dispostas aos cliente, porém em primeira mão. 

A comunicação visual também é um atrativo que precisa ser alimentado de forma valorosa, de acordo com as expectativas dos clientes, no caso os funcionários e colaboradores, e que esteja dentro de um plano maior, que envolve os consumidores.

Senso de comunidade inclui a família

As empresas que reconhecem a importância da participação familiar na vida de um funcionário recebem um melhor desenvolvimento como comunidade. 

Contudo, esse aspecto não deve ser demonstrado apenas por meio de benefícios médicos, ou disposição de vale-alimentação e desentupidora residencial de custo.

A possibilidade da inclusão de familiares em eventos pontuais, em datas comemorativas ou no período de férias amplia o pertencimento em outros níveis. 

A disponibilidade de espaços dedicados à comunidade, o que inclui os familiares e amigos de funcionários, também permite valorizar a empresa em outros níveis, o que é muito importante em qualquer circunstância.

Até mesmo a instalação de empresas de construção de piscinas em apps de descontos (Allya) pode facilitar a comunicação entre funcionários e familiares, para que os profissionais possam trabalhar mais tranquilos no dia a dia.

A conscientização coletiva para assuntos sérios

Além de trabalhar a ética e a verdade em todos os pontos de uma empresa, da liderança e gerência em todos os setores, o endomarketing permite imprimir uma consciência coletiva que seja significativa sob diversos significados.

Assim, estratégias que envolvem, por exemplo, a economia de água e energia elétrica, ou a separação correta de resíduos que podem ser reciclados, precisam ser colocadas em prática e atuam tanto nos valores dos colaboradores e marca, como na comunidade como um todo.

Dessa forma, uma decapagem de gancheiras pode oferecer aos clientes modelos adequados que propiciem diversão e lazer, assim como melhor aproveitamento da água. 

Benefícios alcançados

A busca por um clima organizacional eficiente e de qualidade é a meta de toda e qualquer empresa, não importa a qual segmento se destina. 

Uma concessionária de veículos ou uma loja de carros e motos usadas podem enxergar diversos benefícios após a aplicação de ações estratégias de endomarketing, assim como qualquer outra organização.

Assim, vale destacar os benefícios relacionados ao marketing institucional, ou interno, para que seja aplicado de forma ampla:

  • Aumento de produtividade;
  • Cuidado com a imagem corporativa;
  • Maior motivação dos funcionários;
  • Melhora no atendimento ao cliente;
  • Redução do turnover (demissões).

Por fim, é importante lembrar que a experiência do cliente se dá conforme a imagem que a empresa apresenta, desde de a venda de um simples saco para cabide, até o aumento de carteira de clientes de uma empresa.

A jornada de compra deve ser positiva em todos os sentidos, e com a aplicação de um planejamento de endomarketing, é possível que a satisfação apresentada pelos funcionários acabe se tornando expansível, alcançando o público de uma forma geral. 

Inclusive, a relação com o próprio colaborador deve ser pensada como uma jornada com a empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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