Tenha um público alvo bem definido e venda mais!

Algumas revendas de veículos não trabalham com um “público-alvo” bem definido, e isso pode acabar se tornando um problema. Abaixo apresentamos alguns pontos interessantes com relação a isto.

Faixa de Valor dos Veículos:
É muito importante que a revenda tenha uma “identidade de preço” em seus produtos, ou seja, produtos que são mais ou menos de uma mesma faixa de valor. Recomendamos isso, pois o mesmo cliente que comprará um carro de R$ 150 mil não é o mesmo que comprará um carro de R$ 30 mil.

Provavelmente se um cliente que esteja disposto a pagar R$ 150 mil em um veículo chegar na sua loja e ver vários veículos com valores na faixa dos R$ 25 mil ou R$ 30 mil ele terá uma rejeição inconsciente por achar que talvez a sua loja não esteja alinhada com as suas expectativas. Da mesma forma que se um cliente for a uma revenda para ver um veículo de R$ 30 mil e identificar que todos os outros veículos estão acima dos R$ 100 mil poderá se sentir um pouco intimidado.

Trabalhar com veículos de uma mesma faixa de valores pode trazer alguns benefícios conforme vamos verificar a seguir.

Facilidade de Financiamentos:
Imagine a seguinte situação, a sua revenda trabalha com veículos entre R$ 25 mil e R$ 40 mil. Trabalhando com um público mais definido os vendedores já saberão (ou pelo menos deveriam saber) quantos % destes clientes realizam financiamento, quantos % do valor do veículo eles financiam em média, quantos % dos clientes dão algum veículos na troca, etc. Estas informações podem parecer sempre diferentes a cada negociação, mas acredite, para um público alvo mais fechado elas quase sempre se repetem, e essa repetição de padrão pode facilitar bastante o trabalho dos vendedores. Imagine que esse público quase sempre apresenta veículo na troca e precisa financiar o resto do valor, ou quando não dão nenhuma troca precisam financiar quase sempre uns 80% do valor do veículo.

Essas informações ajudarão o vendedor a conhecer o perfil dos seus clientes, isso contribui para conhecer a renda dos clientes, suas características pessoas e familiares, e todos esses detalhes ajudarão no processo da negociação como um todo.

Investimento em Marketing:
Uma coisa é fato, toda empresa precisa de investimento em Marketing! Com um público alvo mais definido fica mais fácil fazer estes investimentos. Falamos acima sobre a faixa de valores dos seus produtos, no entanto você pode trabalhar com veículos de R$ 25 a R$ 40 mil e ter um público alvo totalmente diferente de uma loja vizinha que atue com a mesma faixa de preço, como? Imagine que seu vizinho só venda pickup’s pequenas? Talvez o público alvo dele sejam jovens que gostem de acampar ou de praia!

Quanto mais você conhecer o seu público, mais fácil será para você saber como direcionar os seus investimentos de Marketing, no caso acima talvez onde o público sejam pessoas mais jovens (até os 35 anos), não valeria a pena colocar anúncios em jornais, por exemplo, e por aí vai.

Ter um sistema gerencial que lhe ajude a controlar de onde os seus clientes e possíveis clientes estão vindo pode ser uma ótima opção para começar a identificar o seu público, pois com isso você começará a fazer investimentos mais direcionados. E lembre-se, anunciar a sua marca e produtos no local certo é um investimento, do contrário será apenas mais um custo!

Esperamos que você tenha gostado destas informações, se gostou compartilhe com os seus amigos de outras revendas e até breve.