Vendas e Marketing, uma dupla de sucesso

Vendas e Marketing, uma dupla de sucesso

Para alcançar os melhores resultados possíveis, times de vendas e de marketing devem sempre trabalhar juntos. A troca de informações e experiências entre os dois setores será muito positiva e ajudará na produtividade de ambos. Mas como fazer o alinhamento entre marketing e vendas? Neste artigo iremos mostrar 5 maneiras que seu time de vendas e de marketing podem trabalhar juntos e obter melhores resultados.
 

1. Criar conteúdo para todos os estágios do funil de vendas

Um possível cliente procura informações do momento que ele descobre ter um problema até o momento que ele acha a solução correta. Então, você precisa ajudá-lo ao longo do caminho, pois se você não o fizer, seus concorremtes farão. O conteúdo que você irá oferecer e sugerir para seus prospects devem estar de acordo com o momento que ele se encontra no funil de vendas. Um cliente que está nas primeiras fases, entendendo o problema, ainda não está pronto para fechar venda. Então, coloque posts de blog e vídeos, por exemplo, com temas mais simples e básicos. Diversas lojas já tem esse conteúdo produzido e disponível. O trabalho, então, seria separar esse conteúdo e classificá-lo de acordo com cada fase do funil, para que sempre disponibilize o material certo para cada prospect.
 

2. Desenvolver as personas de marketing

Você precisa conhecer seu público-alvo como a palma da sua mão. É extremamente necessário conhecer cada um dos seus possíveis problemas e desejos, para que o conteúdo que você disponibilizará acerte em cheio. Seu time de vendas saberá identificar e descrever esses prospects, pois estão em contato direto com eles diariamente. Eles conhecem os argumentos que levam os consumidores a comprarem e podem te oferecer valiosas informações sobre o que está faltando em sua estratégia de marketing.
 

3. Escrever artigos para nutrir seus leads

Seu time de vendas sabe o tipo de informação que seu cliente está procurando e seu time de marketing precisa trabalhar para produzir exatamente isso. Com esse conteúdo, você poderá montar uma nutrição de leads eficiente e otimizar a atuação de seus vendedores. Peça ao seu time de vendas para listar quais são as maiores dúvidas que seus clientes tem e fazer uma relação de pautas para ser inserida no calendário de marketing. Isso também ajudará seu time de marketing a sempre ter ideias para novos posts.
 

4. Se diferenciar dos seus competidores

Quando um dos seus vendedores disser que não conseguiu fechar uma venda porque os concorrentes ofereceram mais informações ou conteúdo melhor, você tem que enxergar uma oportunidade. Saber o que seus concorrentes estão oferecendo pode ajudar muito seu time de marketing a desenvolver materiais superiores. Ou seja, seu time de vendas deve repassar todas as informações que clientes e prospects fornecerem para que seu time de marketing se prepare para superá-los.
 

5. Medir o sucesso do seu conteúdo através das vendas

A melhor maneira de ter certeza que seu conteúdo está entregando leads de qualidade para o time de vendas é mensurando tudo. Ao saber de onde as leads estão vindo, como e quantas vezes elas interagiram com seu conteúdo e quando elas se tornaram um cliente, você poderá afinar sua estratégia e melhorar cada vez mais. Fazer isso pode tornar seu negócio muito mais lucrativo.
 

Então, você acha que o alinhamento entre o time de marketing e de vendas pode ser vantajoso para sua loja?
 

Até a próxima.

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