Você sabe a origem dos clientes que frequentam a sua loja?

A origem de clientes nada mais é do que saber por onde seus clientes estão vindo e desta forma direcionar os recursos de marketing da loja.

Realizar uma gestão eficiente das origens dos clientes da loja auxilia nas tomadas de decisão sobre realizar um feirão, uma promoção específica, começar a investir mais em um portal de anúncios ou alterar a identidade visual do site da sua revenda de veículos. 

São inúmeros benefícios para um controle bem simples e que deve ser alinhado com seus consultores de vendas, para que a revenda obtenha os resultados esperados.

Como trabalhar a origem de clientes?

Para iniciar o processo de gerenciamento das origens de clientes da revenda se torna necessário listar essas origens. Então você pode criar essas origens conforme os canais de atendimento que você trabalha.

Por exemplo, se você trabalha com indicação ou indicação premiada, essa seria uma origem. O site da loja e os portais de anúncios também são formas que o seu cliente pode estar se conectando com a loja.

Você pode criar origens mais específicas e também mais genéricas. Depende muito do seu objetivo em relação ao controle, se é aumentar investimentos ou saber o resultado de uma promoção que foi lançada, como por exemplo uma Black Week.

Essas origens de clientes devem ser associadas nas suas negociações. O controle pode ser realizado de forma manual, mas requer mais esforço e organização dos envolvidos para perpetuar o processo e não esquecê-lo em uma gaveta.

O uso de um sistema de gestão facilita e muito esse controle e a implementação desse processo no dia a dia da sua revenda de veículos.

Porque a revenda deve controlar as origens de clientes?

Uma revenda com o controle de origens de clientes implementado é uma revenda que possui as informações necessárias para iniciar novos investimentos, mudar estratégias, tomar decisões de forma mais ágil.

Imagine a seguinte situação: a loja realizou uma Black Week, e teve investimentos em divulgação em vários canais de comunicação, como Instagram, Facebook ou site da loja. Após passar a promoção, precisa realizar um levantamento de quantos clientes vieram até a revenda por causa da Black Week realizada, para saber se o investimento foi assertivo e trouxe o retorno desejado. Como você irá mensurar esses dados se não há um controle?

Com uma gestão eficiente dos canais em que os clientes conheceram a loja, você consegue direcionar da melhor forma os investimentos e até mesmo parar de trabalhar com algum canal que não dá o retorno esperado.

Dessa forma, é possível ter acesso a essas informações via relatórios, indicadores. Deixando o processo simplificado e prático.

Como o Altimus auxilia nesse processo?

O sistema Altimus permite cadastrar as origens de clientes, ou seja, o consultor pode criar as origens de clientes conforme as necessidades da revenda, de uma forma completamente customizada.

Então se o consultor de vendas ou a sua agência de marketing preferir, podem criar origens mais específicas como por exemplo: Site. Ou mais genéricas como por exemplo: Portais de anúncios. 

Pense sempre que essas origens vão se transformar em indicadores. Então tire um tempo para realizar esse levantamento para que as origens sejam realmente coletadas com o cliente final e não haja dúvidas por parte dos consultores de vendas do que deverá ser solicitado aos clientes.

O sistema Altimus também permite a criação de origens específicas para compras e vendas. Deixando mais direcionada e assertiva a pesquisa e depois, se a revenda não trabalhar mais com alguma origem específica, basta desativar a mesma.

Com o Altimus as origens de clientes são selecionadas diretamente nas negociações, já deixando as informações vinculadas automaticamente. 

Gerenciamento das origens de clientes dentro do sistema Altimus

As origens de clientes são vinculadas diretamente nas suas negociações, sendo uma informação a mais que seu consultor de vendas precisa selecionar. 

Seu consultor de vendas só precisa realizar uma pergunta: “Como você conheceu a loja?”, e selecionar no sistema a opção correspondente à resposta do cliente final. 

O controle das origens pode ser realizado via indicador de origens de clientes, onde você pode filtrar as informações por revenda, origem criada e data da negociação. Bem simples e prático.

Em pouco tempo, você consegue implementar um novo processo de controle na sua revenda de automóveis que pode te trazer muito resultado e colaborar para uma gestão mais assertiva.

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