Por que utilizar um CRM para revendas de veículos? Qual diferença fará na minha loja um CRM? Como funciona um CRM?
Talvez você esteja com essas e outras dúvidas sobre essa ferramenta, mas fique tranquilo, esse texto ajudará você a compreender melhor a funcionalidade e os benefícios de um CRM para revendas de veículos.
O que é um CRM?
CRM é uma sigla em inglês que significa customer relationship management, que em português pode ser lido como gestão de relacionamento com o cliente. Portanto, ter um CRM significa que você tem um sistema que permite registrar as interações com os clientes da loja. E essas interações são alimentadas pelos pré-vendedores e vendedores da revenda.
Um dos grandes motivos de se ter um CRM na loja é ter as informações dos leads, contatos de pátio, telefone, etc. Todos na mesma ferramenta de forma organizada e com um fluxo de atendimento a ser realizado.
Além de organizar o dia a dia de trabalho com os atendimentos que o profissional de pré-vendas e o vendedor irão realizar, o CRM também é importante para fazer abordagens mais eficientes.
Como por exemplo, estruturar as ações que o responsável deverá realizar a cada atendimento. Caso a oportunidade não seja concretizada no momento, da próxima vez que o responsável entrar em contato, o vendedor terá à disposição o histórico de informações trocadas durante os contatos anteriores e saberá o que abordar e também o que não precisa ser repetido. Dando, dessa forma, um atendimento mais individualizado e personalizado para o seu cliente.
Porque utilizar um CRM na minha loja de veículos?
Com o fluxo de atendimento online pós-pandemia, fica complicado manter uma gestão eficiente de todas as oportunidades que chegam por todos os canais que a loja opera.
Dessa forma, uma ferramenta de gestão de oportunidades facilita o processo de organização dessas origens de clientes e também do fluxo de atendimento. Assim como, o responsável sabe cada estágio do atendimento, se o responsável precisa ou não de auxílio. O gerente ou dono da revenda também conseguem verificar a performance e os pontos de melhoria para fechar mais vendas.
Contudo, se você ainda está em dúvida se uma ferramenta de CRM é para a sua loja, verifique se sua revenda está passando por alguma dessas situações abaixo:
Quando você está fechando poucas vendas.
Você está com pouca movimentação no pátio e pouca conversão dos leads de forma online. Portanto, conquistar mais clientes passa pelo ponto de entender a jornada de compra de que cada lead se encontra, o que permite fazer uma abordagem mais certeira. Sem essas informações, fica mais difícil fechar negócio.
Quando seus processos não estão funcionando.
Quando seu processo de pré-vendas e vendas não está bem alinhado, o trabalho da sua equipe fica mais complicado e os custos de operação aumentam. Como resultado, a ferramenta tende a organizar o dia a dia da sua equipe de vendas, respondendo os leads no tempo correto e dando a atenção que seu cliente merece.
Quando você precisa tomar decisões e não possui dados precisos.
Com uma gestão de oportunidades, você tem acesso a relatórios, informações nas telas de consulta, performance dos seu time e origens de clientes que você tem mais contato. Podendo, dessa forma, investir em mais campanhas direcionadas e até mesmo melhorar seus processos.
Como o Altimus pode me ajudar?
Além de ter um CRM, é importante que a sua ferramenta esteja integrada com o seu sistema operacional. Isso porque as informações vão estar conectadas em um único sistema. Facilitando dessa forma a gestão de informações e também a utilização da ferramenta.
O Altimus possui hoje a gestão de oportunidades, onde você pode gerenciar seus leads oriundos de portais, site próprio, pátio e entre outros. Portanto, a gestão de oportunidades visa contemplar o que o seu cliente quer comprar e também dar na troca dessa negociação.
Um fluxo de atendimento focado em entregar estágios e ações que fazem parte de um gerenciamento eficiente, que você pode adequar conforme os processos adotados na sua revenda.
No sistema Altimus você terá as seguintes ferramentas:
Gestão de oportunidades
Esta é a tela principal do CRM, onde serão apresentadas todas as oportunidades recebidas do site e/ou cadastradas manualmente durante o atendimento a um possível interessado. Nela será possível gerenciar todas as ações/interações realizadas com o cliente e controlar os estágios da oportunidade. Dessa forma é possível cadastrar/identificar veículos do estoque que possam ser compatíveis com os interesses de compra do cliente ou mesmo de outros leads que desejam vender um veículo.
Estágios de Atendimento
Nesta tela é onde será criado o fluxo da gestão de oportunidades do CRM. O Altimus disponibiliza um fluxo padrão, que pode ser alterado conforme a necessidade da revenda. Dentro do cadastro de estágios de atendimento é possível definir se o estágio é inicial ou final, a cor, ações e as transições do estágio. No bloco de ações, é possível definir o limite de prazo para executar a ação. Por outro lado, no bloco de transições, é possível definir para quais estágios o estágio atual pode ser transacionado.
Etiquetas de Atendimento
Nesta tela será possível cadastrar as etiquetas de atendimentos, que nada mais são que um identificador para a oportunidade, saber de forma visual qual é o estágio de compra que o seu cliente se encontra (lead frio, lead quente, por exemplo).
Tipos de Ação do Atendimento
Nesta tela deverão ser cadastradas as ações que serão executadas dentro de um estágio do atendimento (ex.: contato inicial, preparar abordagem, etc). Elas também podem ser cadastradas/incluídas manualmente dentro da gestão de oportunidades sem estarem associadas a um estágio específico.
Caixa de e-mail
Nesta tela será possível cadastrar um endereço de e-mail que será utilizado nas integrações do CRM com os portais assim como receber as oportunidades dentro do sistema e criar um atendimento para elas a cada contato iniciado.
Com o Altimus você coloca em prática o CRM na sua revenda, organizando a sua equipe de vendas e focado em crescimento e melhorias no seu atendimento e sua taxa de conversão.
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